Márcio Bernardes Titulo
Mito

Foi mais uma tragédia na vida de Nelson Mandela e uma tristeza não tê-lo na abertura da Copa do Mundo. A morte da bisneta de 13 anos

Por Especial para o Diário
13/06/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Foi mais uma tragédia na vida de Nelson Mandela e uma tristeza não tê-lo na abertura da Copa do Mundo. A morte da bisneta de 13 anos do líder sul-africano consternou o país. Ela era considerada o símbolo da geração pós-apharteid.
Em dezembro de 2009, quando aconteceu o sorteio dos grupos e jogos deste Mundial na Cidade do Cabo, todos nós esperávamos também a presença dele. Mas sua saúde impossibilitou a viagem tão longa e um vídeo, gravado pelos organizadores do evento, foi apresentado na solenidade.
Madiba, o apelido mais popular e carinhoso de Mandela, é pronunciado com toda a reverência por qualquer sul-africano. Ele ultrapassa tendências e convicções políticas. Está acima do bem e do mal.
Seria uma grande oportunidade de todos homenagearem um homem que dedicou a sua vida por uma causa. E com isso tornou-se um mito.

Bastidores

Depois dos dois primeiros jogos do Grupo A ficou a convicção de que se os treinadores não soltarem seus times nos próximos confrontos, a classificação acontecerá no foto-chart. Neste caso, México e África do Sul estão em vantagem porque marcaram um gol. Uruguai e França estão em branco.
- A tribo Zulu representa 23% da população sul-africana. A ela pertence o atual presidente Jacob Zuma. Uma das características dessa gente é a poligamia. Zuma teria tido seis mulheres oficialmente. Uma delas o teria traído com um segurança, que morreu no ano passado.
- Camisinhas foram distribuídas nos banheiros do Soccer City no jogo de estreia da Copa. Folhetos alertando os graves riscos da Aids também estão sendo oferecidos aos frequentadores de todos os estádios. Segundo a OMS, cerca de 20% da população adulta da África tem Aids.
- Uma novidade interessante neste Mundial: deficientes visuais têm local especial e reservado nos estádios. Lá recebem um fone de ouvido que transmite o jogo com linguagem acessível e especial. Todos são tratados com muito respeito e deferência.
- Alguns jogadores da Seleção Brasileira, nos contatos com empresários, procuradores e familiares, afirmam que não aguentam mais a ansiedade da primeira partida. Isso é normal. Acontece com todos os craques e equipes favoritas. Tomara que o emocional não atrapalhe.
- Raymond Domenech está com a bola murcha na França. Se não ganhar a Copa, vai apanhar da imprensa e da torcida. A carência de renovação de valores diminuiu a qualidade dos Bleus. E os maiores craques do time também já estão envelhecidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;