Nem sempre um veículo recém-lançado tem vida fácil. Novidades são sempre atraentes, mas o custo-benefício nunca deve ser deixado de lado. Assim, comparar o novíssimo Citroën Aircross com a veterana Palio Adventure não é tão simples quanto parece. Mas neste teste o conjunto do monovolume de origem francesa o levou a bater a robustez da perua da montadora de origem italiana.
Se o leitor olhar atentamente o quadro abaixo, vai perceber que a versão intermediária GLX do Aircross custa quase o mesmo que a Palio Adventure Locker - os dois modelos foram cedidos para avaliação do Diário. O primeiro é oferecido a R$ 56,4 mil enquanto o segundo é cotado a R$ 55.890.
A pequena diferença seria uma vantagem para o recém-lançado da Citroën sobre o decano da Fiat. Seria, não fosse a lei do mercado, onde a Adventure Locker já pode ser encontrada por até R$ 52 mil, ainda equipada com opcionais que custariam cerca de R$ 1.500.
O Aircross, que está chegando às lojas, vai se deparar com essa dura realidade. Qual a margem financeira que terá para enfrentar ataques da concorrência só a Citroën sabe dizer. A marca espera vender 2.000 unidades/mês. Não será fácil.
Questões mercadológicas à parte, os dois modelos têm no espaço interno e no estilo aventureiro seus apelos de compra.
Internamente, o Aircross leva vantagem no habitáculo, embora a Palio Adventure tenha porta-malas maior: 460 contra 403 litros. Mais alto (1,75 m ante 1,65 m), o monovolume da Citroën dá mais liberdade de movimentos aos ocupantes.
O engraçado é que a versão GLX roubou da Aventure a ideia dos três instrumentos localizados no centro do painel - bússola e os dois inclinômetros. Pelos gráficos, a cópia ficou melhor que o original.
Com motor 1.8 e 132 cavalos (etanol) a 5.800 rpm e torque de 14,6 mkgf (e) a 4.500 rpm, a Adventure tem desempenho bem superior ao do Aircross, equipado com propulsor 1.6 16 V. Com 113 cavalos (e) a 5.800 rpm e torque de 18,9 mkgf a 4.500 rpm, o Citroën não desperta muitas emoções - apenas cumpre o trivial.
Para quem gosta do estilo, os dois carros têm design interessante por fora. Enquanto a Fiat apela mais para apliques de plástico nas laterais, a Citroën vai de adesivos. Na Palio, o rack recobre quase todo o teto, enquanto no adversário o trabalho é mais discreto e criativo - a peça de alumínio avança desde o para-brisa.
Ambos têm boa altura em relação ao solo - ampliada também pelos pneus de uso misto. Semelhanças e diferenças à parte, não foi desta vez que um recém-lançado perdeu a disputa para um veterano.
Equipamentos |
Citroën Aircross GLX |
Fiat Palio Adventure Locker |
Preço básico |
R$ 56.400 |
R$ 55.890 |
Air bag duplo |
Opcional (R$ 1.300) |
Série |
Ar-condicionado |
Série |
Série |
Bancos de couro |
Não disponíveis |
Opcionais (R$ 1.895) |
CD player |
Série |
Opcional (R$ 950)* |
Computador de bordo |
Série |
Série |
Faróis auxiliares |
Série |
Série |
Freios ABS |
Não disponíveis |
Série |
Retrovisores elétricos |
Série |
Opcionais (R$ 429) |
Rodas de liga leve |
Série |
Série |
Sensor de chuva |
Não disponível |
Opcional (R$ 717)** |
Sensor de estacionamento |
Não disponível |
Opcional (R$ 614) |
Travas elétricas |
Série |
Série |
Vidros elétricos |
Série |
Série |
Números |
Citroën AirCross GLX |
Fiat Palio Adventure Locker |
Motor |
1.6 16V Flex |
1.8 16V Flex |
Potência |
110 cv (g)/113 cv (e) a 5.800 rpm |
130 cv (g) / 132 cv (e) a 5.250 rpm |
Torque |
14,6 mkgf (g)/15,5 mkgf (e) a 4.500 rpm |
18,4 mkgf (g) / 18,9 mkgf (e) a 4.500 rpm |
Velocidade máxima |
Não divulgada |
182 km/h (g) / 184 km/h (e) |
Aceleração de 0 a 100 km/h |
Não divulgada |
10,9 s (g) / 10,5 s (e) |
Comprimento |
4,27 metros |
4,30 metros |
Altura |
1,75 metro |
1,64 metro |
Distância entre eixos |
2,54 metros |
2,46 metros |
Peso |
1.293 quilos |
1.206 quilos |
Porta-malas |
403 litros |
460 litros |
Tanque |
55 litros |
51 litros |
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