Esportes Titulo
Grande ABC tem 3 atletas no Mundial de Morganti Jiu-Jítsu
Marcos Schiripa
Especial para o Diário
30/08/2000 | 00:19
Compartilhar notícia


Três atletas do Grande ABC disputam de sexta-feira a domingo, em Leeds, Inglaterra, o Campeonato Mundial de Morganti jiu-jítsu. Antonio Lima, 33 anos, Fred Diegas, 18, e Júlio Tadeu, 21, integram a equipe brasileira, composta por 27 atletas. Lima e Diegas embarcaram ontem para a Europa. Júlio foi segunda-feira. Antes, porém, passaria nos Estados Unidos para se encontrar com parentes, que o acompanharao até Leeds.

Segundo Lima, o Mundial será disputado por cerca de 600 atletas de 25 países. "O Brasil se apresenta tecnicamente como o melhor do mundo nesta modalidade. Os outros países, porém, se destacam pelo vigor físico", afirma o faixa preta.

O atleta destaca que as chances de voltar com medalha da Inglaterra sao grandes. Ele também aposta em um bom desempenho de seus companheiros.

Fred Diegas busca o seu segundo título mundial. Em 1998, no Canadá, ele garantiu a primeira colocaçao na categoria 17 anos. Desta vez, disputa, ao lado de Júlio Tadeu, na 75 kg a 80 kg. Antonio Lima irá competir na pesado (acima de 98 kg).

Os atletas do Grande ABC garantiram presença no Mundial pela boa performance na seletiva brasileira, realizada em setembro do ano passado. A preparaçao para o campeonato, de acordo com o Lima, nao foi das melhores. "Fizemos o possível para se preparar. Tivemos um acompanhamento nutricional mas, sem patrocínio fica difícil".

Para competir, cada atleta teve de arcar com os custos. "Cada um de nós deve gastar em torno de R$ 4 mil", ressalta.

História - O estilo Morganti jiu-jítsu foi idealizado pelo brasileiro Ricardo Morganti há oito anos. Na época, faixa preta (3º Dan) de caratê tradicional, caratê de contato e full contact, ele acreditava que toda a forma de luta poderia ser unida em uma única modalidade. O estilo foi tomando forma na medida em que cursava a faculdade de Educaçao Física. O estilo, de acordo com Lima, é praticado em 35 países. "Só no Brasil temos 4 mil praticantes", ressalta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;