Economia Titulo
Philips auxilia eficiência energética das empresas
Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
23/07/2008 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


A Philips Iluminação oferece gratuitamente a micro e pequenas indústrias da região a possibilidade de aumentarem a eficiência energética, ou seja, terem uma redução de gastos com eletricidade sem prejuízo da qualidade da iluminação.

A oferta da companhia é fruto de um convênio firmado com a CNI (Confederação Nacional das Indústrias), a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Indústrias).

Por meio desse acordo, técnicos da Etil Materiais Elétricos - parceira da Philips - vão visitar pequenas indústrias interessadas em ter ganhos de eficiência energética para fazer um diagnóstico da qualidade da iluminação e apresentar um projeto de melhoria das instalações elétricas.

Segundo a coordenadora de LAC (em inglês, centro de aplicações em iluminação) da Philips, Acácia Caitano, que fez uma palestra sobre o tema ontem na Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, a idéia é realizar um levantamento das instalações das fábricas têm e sugerir soluções aos empresários.

Acácia cita que há muitas coisas que podem ser feitas para o aumento da eficiência, desde a troca de lâmpadas antigas, colocação de luminárias até a troca de reatores.

"Há muitas fábricas que não usam luminárias, que têm um papel importante (para a difusão da luz)", afirmou. A coordenadora afirma ainda que reatores antigos podem consumir 30% mais energia do que os existentes atualmente no mercado.

Segundo o secretário executivo da Agência, Fausto Cestari Filho, o projeto tem como foco que as empresas enxergem a energia elétrica como um bem precioso, que não pode ser desperdiçado. "É comum vermos micro e pequenas indústrias com recursos antigos, de quanto o custo de energia não era um diferencial para o processo. Dada a necessidade de aumento de competitividade e diante da escassez energética, esse tema ganha relevância", disse o secretário executivo.

A palestra foi direcionada a empresas integrantes de programas de APL (Arranjo Produtivo Local) na região - de segmentos de metalmecânica, ferramentaria, plástico, móveis e cosméticos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2125-0606.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;