Automóveis Titulo
Tecnologia executiva
Por Marcelo Monegato
Enviado a Leme (SP)
13/10/2010 | 07:06
Compartilhar notícia




Nos anos 1980, o desenho animado Os Jetsons projetava como poderia ser o futuro da humanidade. Robôs faziam as tarefas dos homens, casas flutuavam e bastava tocar um botão para que o café da manhã estivesse na mesa. Porém, o que intrigava mais eram os carros, que voavam. Hoje, os automóveis ainda não flutuam, mas o nível de tecnologia alcançado pelas montadoras faz com que o motorista dirija cada vez menos. Exemplo disso é o novo Audi A8, que chega ao Brasil neste mês por aproximadamente R$ 500 mil e estará presente no Salão do Automóvel de São Paulo.

Em test drive de 400 quilômetros por estradas do interior de São Paulo, pudemos avaliar todos os predicados tecnológicos do modelo topo de gama da Audi, equipado com motor V8 FSI 4.2 de 372 cv de potência e 45,3 mkgf de torque. A transmissão é automática Tiptronic de oito velocidades, com opção de trocas manuais pelo paddle shift atrás do volante.

A primeira novidade que salta aos olhos no cair da tarde é o controlador de velocidade (ACC - Adaptative Cruise Control). Ele, juntamente com a função Stop & Go, alerta o motorista sobre a distância do carro à frente. E por questão de segurança, caso o carro chegue muito perto do que vai adiante, o sistema entra em ação, diminuindo a velocidade do A8 e mantendo uma distância de segurança. Assim que o veículo sai da frente, o Audi automaticamente retoma a velocidade predeterminada.

O interessante é que, se o motorista tentar ultrapassar pela direita, o sistema reconhece a manobra ilegal e não a executa, mantendo o veículo na posição em que está. Se o carro à frente parar completamente, o A8 também para - testamos o sistema algumas vezes nas inúmeras praças de pedágio de São Paulo a Leme. O sedazão realmente para, mas é preciso ter fé!

Outro recurso é o Night Vision, sistema de câmeras que ajuda o motorista a enxergar objetos durante a noite. A imagem é projetada no painel de instrumentos e a identificação é feita por sensores de calor. Pessoas e animais na pista, por exemplo, são identificadas e destacadas com um retângulo amarelo a uma distância de 300 metros. A imagem é completamente nítida. Dependendo da proximidade do objeto, a identificação é feita na cor vermelha e um aviso sonoro é disparado.

Dando continuidade à tecnologia embarcada, destaque também para o Audi Side Assist, que avisa, por meio de luz próximo ao retrovisores externos, se existe um veículo no ponto cego - algo que o Volvo XC 60 já tem.

O A8 é equipado com a conhecida tração Quattro e com o Audi Drive Select, que permite ao motorista escolher entre três tipos de condução: Comfort, Auto e Dynamic. Nesta última, por exemplo, a suspensão a ar chega a diminuir a altura do Audi em até 2,5 centímetros. O A8 também permite que a configuração seja personalizada. Exemplo: direção Dynamic; suspensão Comfort; e transmissão Auto.

O sistema multimídia MMI tem tela de 7 polegadas e inúmeras funções e conectividades. Destaque para o sistema de navegação - que estará adaptado para funcionar no Brasil. O controle pode ser feito por seletor no console central. O ar-condicionado é de duas zonas - opcionalmente de quatro, reguladas independentemente.

Os bancos têm 12 ajustes elétricos - 22 na versão topo de linha. Gosta de massagem? São cinco tipos (em cinco regiões diferentes do corpo) em cinco níveis de intensidade. Os dois ocupantes que vão atrás - o A8 tem espaço apenas para quatro pessoas - também têm direito a relaxar com tal tecnologia.

Resumindo, o A8 reúne praticamente tudo o que a Audi tem de mais moderno a oferecer. E parece que os engenheiros conseguiram! Qual será o próximo passo? Será que o mundo idealizado pelos Jetsons está próximo?




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;