Cultura & Lazer Titulo
Viúva de Octavio Paz protesta contra exclusão do escritor
Das Agências
13/08/2002 | 12:41
Compartilhar notícia


Maria Jose Paz, viúva do escritor mexicano Octavio Paz, prêmio Nobel de Literatura 1990, protestou contra a exclusão de suas obras das bibliotecas da Secretaria de Educação Pública do México, aumentando a polêmica sobre a seleção de livros para crianças e jovens, segundo declarações publicadas pela imprensa.

Essa exclusão "demonstra a inaptidão, o nível da educação e de saúde mental dos "especialistas" que escolheram as obras", disse a viúva à imprensa. "Não acredito que haja uma só linha de Octavio Paz que não seja recomendável para a educação da juventude do México. Parece que as crianças estarão condenadas a ler quadrinhos", afirmou, acrescentando que "o valor literário e ético, a obra de Paz é uma fonte imprescindível de inspiração, imaginação e um exemplo para despertar a criatividade em qualquer leitor", acrescentou.

Na semana passada, a Secretaria anunciou os 259 livros que vão compor as 750 mil bibliotecas de aula, das quais foram excluídas Paz e o também prêmio nobel colombiano Gabriel García Márquez, assim como autores reconhecidos no país e no exterior, como Carlos Fuentes, Alfonso Reyes e Jaime Sabines.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;