Internacional Titulo
Primeira dama do Peru pode ser belga ou argentina
Por Das Agências
31/05/2001 | 10:57
Compartilhar notícia


Os peruanos optarão neste domingo entre uma primeira dama argentina ou uma belga quando comparecerem às urnas para votar no segundo turno presidencial, no centrista Alejandro Toledo, casado com a belga Eliane Karp, ou no social-democrata Alan García, casado com a argentina Pilar Nores.

Pilar, 52 anos, é uma economista natural da cidade argentina de Córdoba, que já foi primeira dama durante o governo que García comandou de 1985 a 1990, enquanto Eliane, 47 anos, uma antropóloga, nasceu em Paris, mas é de origem belga.

Durante toda a campanha eleitoral, ambas mostraram perfis opostos: enquanto Pilar ficava sempre à sombra de seu marido, Eliane tinha brilho próprio, até chegando a ofuscar seu marido algumas vezes com sua participações nos comícios, numa atitude que lhe valeu tanto elogios como duríssimas críticas de analistas.

Eliane é uma das principais assessoras de Toledo e se acredita que desempenhará um papel de destaque se seu marido chegar ao poder. Ninguém a imagina encarregada somente das obras sociais da Presidência.

Sua forte personalidade e suas idéias a situam em muitos casos à esquerda do líder de Peru Possível, o que lhe acarretou tanto simpatizantes como detratores.

Alguns assessores de Toledo dizem temê-la, adiantando que ninguém se atreve a contrariá-la quando traça uma meta.

Ao contrário de Pilar, que saiu ilesa da campanha, Eliane foi alvo nas últimas semanas de uma agressiva campanha de acusações pessoais, que têm mais a ver com aspectos de sua vida privada do que com a disputa eleitoral e que buscam disseminar a dúvida entre os votantes sobre a idoneidade desta mulher para representar simbolicamente os peruanos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;