Internacional Titulo
Milhares de israelenses protestam em defesa da democracia
Da AFP
30/10/2004 | 21:05
Compartilhar notícia


Milhares de israelenses se reuniram em Tel Aviv para fazer um protesto em defesa da democracia neste sábado, data em que o assassinato do primeiro-ministro israelense Isaac Rabin completa nove anos.

Os cartazes exibidos na praça Rabin, entre retratos do ex-primeiro-ministro, traziam mensagens como "Sim à paz, não à violência" e "Será que nós aprendemos a lição?".

O dirigente foi assassinado com um tiro à queima roupa nesse mesmo local, durante uma manifestação de apoio à paz em 4 de novembro de 1995, por um judeu extremista, contrário aos acordos de Oslo (1993).

Os manifestantes, muitos deles jovens, foram protegidos por um forte aparato policial, que bloqueou a circulação de veículos nas ruas adjacente à praça.

Vários cartazes mostravam lemas de apoio à iniciativa de Genebra, o plano de paz extra-oficial elaborados por personalidades palestinas e israelenses, rejeitado no ano passado pelo governo de direita de Ariel Sharon.

Nenhum político foi convidado à tribuna, onde se revezaram os cantores mais conhecidos de Israel. Os organizadores queriam dar um caráter de união a essa comemoração diante das ameaças de "guerra fratricida" por parte da extrema-direita e do "lobby" dos colonos.

Israel Lau, ex-grande rabino de Israel, denunciou na tribuna a violência política e pediu união, assim como o ex-presidente do Supremo Tribunal Meir Shamgar.

Outros oradores, entre eles, a atriz Osnat Wishinky, que perdeu seu filho, soldado morto há alguns meses em Gaza, pediram a retirada israelense dos territórios ocupados e resistência às pressões da extrema-direita.

Na quarta-feira, na cerimônia oficial que lembrou os novos anos da morte de Rabin (segundo o calendário hebreu), o primeiro-ministro Ariel Sharon afirmou que o país nunca deveria esquecer a lição desse assassinato.

Sharon é cercado de medidas de segurança draconianas, que levam muito a sério as ameaças de morte que recebeu de setores da extrema-direita, radicalmente contra seu plano de retirada unilateral da Faixa de Gaza, aprovado na terça-feira pelo parlamento israelense.

Antes do seu assassinato, Rabin chegou a ser agredido verbalmente até por rabinos das colônias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;