Setecidades Titulo
Cavalgada reúne 10 mil em São Caetano
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
13/10/2010 | 07:01
Compartilhar notícia


A fé em Nossa Senhora Aparecida levou cerca de 9.000 pessoas, e cerca de 1.000 cavaleiros às ruas de São Caetano ontem. A cavalgada, em homenagem à padroeira do Brasil, foi realizada pela oitava vez consecutiva no município. Participaram da atividade romeiros do Grande ABC e vindos de diversas regiões do Estado, como Vale do Paraíba, Alto Tietê, Avaré e Itapecerica da Serra.

Além dos cavaleiros, milhares de fiéis seguiram a imagem da santa a pé. Um grupo de motociclistas também acompanhou o cortejo, que teve início às 10h30. O ponto inicial foi o cruzamento entre as avenidas Goiás e Guido Aliberti.

De lá, os fiéis percorreram aproximadamente sete quilômetros, com destino à Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Barcelona. A imagem da padroeira chegou ao santuário ao meio-dia, provocando emoção entre os participantes.

Muitos devotos participam da cavalgada anualmente. Eles atribuem à santa a realização de milagres em suas vidas. É o caso da dona de casa Marlene Lambiasi, 69 anos, Para ela, Nossa Senhora Aparecida foi a responsável pela cura de um problema de saúde.

"Em 2000 tive problema de tireoide, e foi necessária a realização de uma cirurgia. Pedi para Nossa Senhora e hoje estou bem", comemora.

Apesar de participar pela primeira vez da procissão neste ano, Marlene afirma que já foi várias vezes para à Basílica de Aparecida do Norte, no interior de São Paulo.

O organizador do evento, Francisco Locozelli, ressalta que o objetivo da cavalgada é exercitar a fé. "Muita gente é devota de Nossa Senhora Aparecida, e esse é um momento para expressar isso." Segundo Locozelli, os cavalos foram escolhidos para protagonizar a manifestação, pois a santa é protetora desses animais.

Alguns religiosos vieram de longe para acompanhar o cortejo. Entre eles estava Adelino da Silva, 63, morador de Itapecerica da Serra. "Esta é a terceira vez que participo da cavalgada. Na primeira vez que vim, foi a convite de um amigo", conta. Ele afirma que a organização do evento é o que mais o atrai.

PROTEÇÃO
Para garantir que não houvesse maus-tratos aos cavalos, a Associação Protetora dos Animais de São Caetano inspecionou os participantes na concentração. Apesar de receber denúncias anteriores à realização da cavalgada, a presidente da instituição, Mercedes Sanches Graça, não encontrou indícios de desrespeito à saúde dos animais.

"Fiquei preocupada, mas não encontramos o quadro horroroso que esperávamos", revela. Segundo Mercedes, a organização do evento foi ‘gentil' e não ofereceu resistência para que fosse feita a vistoria.

A presidente ressalta, no entanto, que deu algumas sugestões para as próximas edições do evento. "Sugeri que, no ano que vem, não seja permitida a participação de animais de pequeno porte, como carneiros e cabritos. Vou pedir também para que não permitam a presença de animais que estejam fracos", concluiu.


Juventude é destaque em evento
A ideia de que andar a cavalo é um hábito de homens com idade mais avançada caiu por terra na cavalgada de São Caetano. Crianças, jovens e mulheres mostraram habilidade ao montar seus cavalos e percorrer as ruas do município.

Montada em um cavalo marrom da raça mangalarga, a estudante Mayara Fernandes, 12 anos, acompanhou os pais no cortejo à Nossa Senhora Aparecida. A garota afirmou que anda a cavalo desde os 7 anos e pratica o esporte em um terreno nas proximidades do Parque Santa Maria, também em São Caetano.

A ligação da jovem com os equinos vai além da procissão. "No ano passado, desfilei, montada a cavalo, na abertura de um rodeio em Angola", contou, empolgada. Mayara adquiriu do pai o gosto pelos animais. Ela afirma ‘gostar' de Nossa Senhora Aparecida, mas confessa que a oportunidade de andar a cavalo a atraiu mais do que a homenagem à Padroeira do Brasil.

Outro jovem que participou da cavalgada foi o estudante Gustavo Moretti Ferreira, 16, que afirma ser devoto de Nossa Senhora. Apesar da pouca idade, o estudante diz que se sente à vontade no meio dos cavaleiros. Gustavo admite, no entanto, que tem poucos amigos com quem compartilha o gosto pelos cavalos.

Entre as mulheres que participaram da cavalgada está a secretária Stephanie Queda, 23, que estava acompanhada de amigas. Ao contrário dos outros jovens citados, Stephanie sustenta que a fé em Nossa Senhora foi o que motivou sua presença no evento. "Sempre gostei de cavalos, mas o que mais gosto aqui é da fé em Nossa Senhora Aparecida. Isso proporciona alegria muito grande", opinou a secretária. A jovem contou que participa das cavalgadas em São Caetano desde as primeiras edições.

O analista de custo Denis Pinheiro, 28, saiu de Santo André para integrar o grupo de cavaleiros que percorreu as ruas de São Caetano. Pinheiro se diz devoto da padroeira, "Soube do evento por participar de uma comitiva sertaneja. Esta é a primeira vez que venho." (Fábio Munhoz)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;