Setecidades Titulo Saúde
Agentes de Saúde de S.Caetano passam a usar tablets nas visitas

Atendimento oferece prontuário unificado do paciente com histórico de visitas

Bia Moço
Do Diário do Grande ABC
05/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Junior Camargo/PMSCS


Parte de projeto anunciado no início do ano pela Prefeitura de São Caetano, a informatização do sistema de Saúde do município iniciou ontem uma nova etapa. Isso porque os 120 agentes comunitários da área receberam tablets que serão usados durante as visitas domiciliares, realizadas pelo PSF (Programa Saúde da Família).

Os equipamentos já estão com o programa específico instalado, no qual estão os dados completos das famílias atendidas, além de histórico das visitas e os questionários utilizados pelos agentes. As informações são acessadas somente pelo servidor que utiliza o equipamento, o que garante a segurança do conteúdo.

No formato atual, os colaboradores do PSF destinam parte da jornada para realizar a digitação dos dados coletados nas visitas. Agora, por meio de sincronização, a transmissão será mais rápida e as informações estarão integradas ao prontuário eletrônico das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e, futuramente, dos hospitais de São Caetano.

O investimento está avaliado em R$ 115 mil por ano, tendo em vista que os 120 aparelhos eletrônicos são alugados.

Secretária da Pasta, Regina Maura Zetone acredita que os tablets facilitarão o desempenho das funções das equipes do PSF. “A utilização dos tablets pelos agentes de Saúde é de extrema importância, principalmente por conta da fidelidade de dados do paciente, tanto quantitativa quanto qualitativamente.”

Regina ressalta a mudança de processo, deixando o papel de lado e evitando complicações. “Agora, com os tablets, os agentes de Saúde digitarão diretamente os dados do paciente na plataforma e o envio é imediato para o Ministério da Saúde, acabando de vez com a possibilidade de erros ou a perda de fichas de pacientes, por exemplo.”

FIDELIDADE

Outro fator importante para a secretária é a fidelidade da visita do agente de Saúde, o que acaba por inverter o processo. “Antes, era o paciente que tinha de ir até a Unidade de Saúde, mas agora é a unidade que vai até o paciente. Por fim, com os tablets nas mãos dos agentes de Saúde garantimos um melhor e maior acesso dos pacientes à Saúde básica.”

As UBSs Angelo Antenor Zambom, no bairro Boa Vista, João L. P. Bonaparte, no Santa Paula, e Nair Spina Benedicts, no Oswaldo Cruz, além da Usca (Unidade de Saúde da Criança e do Adolescente) Amábile Moreto Furlan, já dispõem do prontuário eletrônico em funcionamento.

“O Programa Saúde da Família estagnou nos últimos anos em todo o País e, infelizmente, inclusive em São Caetano. Mas já estamos conseguindo fazer voltar aos poucos. Estamos preparando uma série de reestruturações para o próximo ano para fazer o programa voltar a crescer. Afinal, o trabalho dos agentes é muito importante, pois está diretamente em contato com a população”, afirmou o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB).

Para o chefe do Executivo, não basta colocar computador na recepção dos equipamentos de Saúde, mas sim integrar o sistema e fazê-lo produzir resultados práticos para a vida dos moradores. O prefeito destacou, ainda, que neste ano a cidade conquistou alguns benefícios para os agentes, como a gratificação no salário, adotado desde março. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;