Setecidades Titulo Comemoração
Moradora de casa de repouso de São Bernardo completa 111 anos

Luiza Francisca de Oliveira vive há quase 40 anos em lar de idosos

Por Matheus Angioleto
Especial para o Diário
28/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques


 Cabelo penteado, roupa elegante, unhas e lábios pintados de cor-de-rosa. Foi assim que Luiza Francisca de Oliveira se arrumou para o início das comemorações de seu 111º aniversário, completado hoje. Moradora da Casa São Vicente, no bairro Alvarenga, em São Bernardo, há 39 anos, ela recebeu o carinho da família construída ao longo de sua jornada.

A minifesta organizada na manhã de ontem foi completa. Além de banner fixado na porta e a frase ‘feliz aniversário’ na parede, o cenário contou com convidados uniformizados com chapéus de festa e bolo de chocolate. À medida em que o pavio da velinha acesa se queimava, a emoção tomava conta da moradora centenária.
 

Nascida em Coqueiral, em Minas Gerais, Luiza foi criada em abrigo para menores até os 18 anos. Considerada por funcionárias como uma pessoa reservada, Dona Lulu, como é carinhosamente chamada, foi empregada doméstica durante a vida adulta e não teve filhos.


A assistente social Jussara Grossi, 34, contou que a idosa é mulher de personalidade forte e fica brava se as coisas não são feitas da maneira dela. “Ela tem muita vontade de viver. Há poucos meses ela saiu da cadeira de rodas e queria andar. Ajudamos e ela abriu um sorrisão. Mesmo com as limitações, ela ajuda no banho, se alimenta sozinha e pede autonomia”, afirma.


A gerente administrativa Vera Higino, 48, lembra de história curiosa sobre a aniversariante. “A conheci há 16 anos, quando ela ainda bordava panos de prato sem usar óculos. Ela é ‘''saidinha’ e gosta de paquerar. Uma vez se apaixonou por um pedreiro. Quando o homem entrou de férias ela ficou doente.”


Dona Lulu tem dificuldade para falar porque possui problema na dicção, afetada pela idade avançada. No entanto, o brilho nos olhos azuis não deixa dúvidas sobre a felicidade por completar mais um ano de vida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;