Setecidades Titulo
Revejam a São Bernardo de 1924
Por Ademir Medici
10/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Atenção pesquisadores e pauteiros: a Vila Setti aqui focalizada caminha para o seu primeiro centenário.

Dentro da retrospectiva dos 30 anos da Memória no Diário, encontramos a primeira série de fotos publicada, logo nas primeiras semanas, em 1987. As fotos que hoje republicamos, da Vila Setti, saíram em edições separadas. São fotos tão importantes que estranhamos que os blogs espalhados por aí não tenham ‘chupado’ as imagens, o que é comum, inclusive sem a citação de fontes.
As fotos são postais de 1924. Focalizam o Centro de São Bernardo. Uma iniciativa do empreendedor Italo Setti. Do alto do seu casarão são focalizados três cenários. Postais impressos, Ítalo Setti remete cópias aos amigos, inclusive a um que residia na Itália, Luis Amadei.
Num dos postais encaminhados a Amadei, Italo Setti escreve: “Nesta foto se vê ao longe as montanhas que dividem São Bernardo de São Paulo”.
Os originais pertenciam a Bruno Amadei. Foram descobertos por Dario Negri e identificados pelo historiador Attílio Pessotti e Felício José Zampieri.
Zampieri, Pessotti, Negri e Amadei, dos primeiros colaboradores desta página Memória, já partiram. Como legado, fica o trabalho coletivo que eles nos proporcionaram. Entre os trabalhos, o reconhecimento de referências nestas fotos, como a Rua Marechal Deodoro, o Ribeirão dos Meninos, a Rua Joaquim Nabuco, a tecelagem de Italo Setti, a antiga Matriz e residências de famílias como os Bellinghausen, Colombo, Wunderlick e Presente.
Com a jornalista Cecília Del Gesso, do Banco de Dados do Diário, vamos providenciar a postagem das matérias originais de 1987 no Facebook da Memória.
Acompanhem pelo endereço acima. Lembrando que a pioneira Vila Setti foi engolida pela urbanização. Dos equipamentos enumerados, restam as instalações da velha tecelagem, hoje utilizadas comercialmente e que preservam muito das suas linhas originais.


Diário há 30 anos
Sábado, 10 de outubro de 1987 – ano 30, edição 6569
Manchete – Bresser (ministro da Fazenda) anuncia reversão no quadro de desemprego
Semana da Criança – Menor carente não tem apoio municipal.
Saúde – Previdência Social atrasa pagamento de hospitais.
Memória – Tema abordado: o lançamento do Jornal de São Caetano, em 13 de julho de 1946, na sede do São Caetano EC, à Rua Perrella. Lideranças autonomistas apresentavam o órgão de apoio ao movimento pela independência da cidade.
Polícia – Apenas um assalto na Operação Pagamento da PM.

Em 10 de outubro de...
1532 – Martim Afonso de Sousa encontra-se com João Ramalho e Tibiriçá em sua viagem ao planalto de Piratininga. O fato é retratado em painel com desenhos azulejados, coloridos, no saguão de entrada da Escola Maria Iracema Munhoz, em São Bernardo.
Sobre os personagens:
Martim Afonso de Sousa, fundador de São Vicente, governador geral do Brasil.
João Ramalho, fundador e alcaide-mor da Vila de Santo André da Borda do Campo; vereador de Piratininga.
Tibiriçá, cacique, sogro de João Ramalho, liderança de nação indígena nos campos de Piratininga.
1917 – Francisco Dardes anunciava a instalação de um estabelecimento industrial no distrito de Santo André.
A guerra. Do noticiário do Estadão: novo avanço dos aliados na Bélgica.
1972 – Prefeito Aldino Pinotti anuncia a criação do Parque Metropolitano Sul, empreendimento turístico-industrial que não saiu do papel.
1977 – A equipe do Diarinho promove Manhã Colorida no Parque Duque de Caxias, em Santo André – a antiga Chácara da GE, hoje Parque Celso Daniel. São reunidas 1.500 pessoas.

Hoje
Dia Mundial da Saúde Mental
Dia do Lions Internacional

Municípios Brasileiros
Celebram seus aniversários em 10 de outubro:
Em São Paulo, Cerqueira César, Cosmorama e Laranjal Paulista
No Maranhão, Amapá do Maranhão e Governador Archer
No Paraná, Arapongas, Campo Mourão, Jataizinho e Ribeirão do Pinhal
No Amazonas, Canutama
Em Pernambuco, João Alfredo
Na Bahia, Mucuri
No Ceará, Novo Oriente e Várzea Alegre
Em Alagoas, Pindoba
No Rio Grande do Sul, São Borja
Fonte: IBGE.

Santos do Dia
Francisco Borja (ou de Bórgia). Espanhol nascido em Gândia (Valença) no ano 1510. Participou de missões evangelizadoras, inclusive na América Latina.
Daniel Comboni (bispo)
Paulino de York




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;