Economia Titulo
Economia brasileira desacelera no 2º trimestre
24/08/2010 | 07:10
Compartilhar notícia


A economia brasileira desacelerou seu ritmo de crescimento no segundo trimestre deste ano, de acordo com indicador Serasa Experian de atividade econômica, divulgado ontem. De abril a junho deste ano, a expansão da economia recuou para 0,6% em comparação aos três primeiros meses de 2010, quando o crescimento foi de 2,7% - descontadas as influências sazonais.

Apesar desta desaceleração, o crescimento da economia foi de 8,4% durante o primeiro semestre de em relação ao mesmo período do ano passado. Trata-se da maior taxa desde o crescimento de 9,5% registrados no primeiro semestre de 1995.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o crescimento de 8,4% no primeiro semestre dificilmente irá se repetir na segunda metade deste ano. Segundo eles, o Brasil saiu rapidamente da recessão no ano passado e, assim, a base de comparação (Produto Interno Bruto do segundo semestre de 2009) já é mais elevada do que a anterior. Um segundo motivo citado pelo economistas são os estímulos fiscais à aquisição de veículos e produtos da linha branca que já não estão mais em vigor.

Os especialistas citaram mais duas justificativas: as taxas de juros estão mais elevadas e os países desenvolvidos voltaram a apresentar novos sinais de enfraquecimento econômico.

O indicador mostra que, pelo lado da oferta agregada, o crescimento econômico do primeiro semestre foi puxado pelo setor industrial, que teve expansão de 13,3% em relação ao mesmo período de 2009. O setor agropecuário cresceu 7,5% no primeiro semestre ante igual período do ano anterior. Já o segmento de serviços avançou 5,5% na mesma comparação.

Sob a ótica da demanda agregada, o levantamento aponta que os investimentos (formação bruta de capital fixo) cresceram 26,7% ante o mesmo período do ano passado. O consumo das famílias, componente que possui o maior peso no PIB brasileiro, avançou 7,9%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;