Cultura & Lazer Titulo
A vez da periferia
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
30/08/2010 | 07:40
Compartilhar notícia


Amanhã o Grande ABC será representado em peso durante a Radiografia Cultural - Periferia e Underground em SP, evento que vem sendo realizado desde o fim de abril no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), na Capital. O projeto, com curadoria da jornalista e dramaturga Beatriz Carolina Gonçalves e do produtor teatral Luiz Nunes, procura valorizar demonstrações artísticas produzidas fora dos centros culturais já conhecidos.

A Banda Jazz Sinfônica de Diadema se junta ao trombonista são-bernardense Bocato para apresentação baseada em repertório do sambista carioca Noel Rosa (1910-1937), que também inspirou gravação recente de um álbum da banda. O show será das 18h às 19h.

Depois, o dramaturgo Luiz Alberto de Abreu, de Ribeirão Pires, integrará a mesa de debate Erudito Popular. Ele vai discutir o tema com o poeta Allan da Rosa, com mediação do jornalista e escritor Rinaldo Gama.

Regida pelo maestro norte-americano Todd Murphy há seis anos, a Jazz Sinfônica existe desde 2001 e tem a formação inspirada nas big bands norte-americanas, mas com um resultado bem brasileiro. "Nossa maneira de tocar é inspirada pelo jazz, mas temos repertório bastante popular, que agrada por todos os lugares pelos quais passamos", diz Murphy, radicado no Brasil há 17 anos.

A banda costuma levar essa programação a locais tão diferentes quanto terminais rodoviários e parques. Uma das principais funções da orquestra é formar público na cidade em que foi criada, daí as séries de concertos didáticos que têm as crianças como um dos principais focos. O repertório vai dos brasileiros Pixinguinha (1897 - 1973) e Tom Jobim (1927-1994), até os norte-americanos Charles Mingus (1922-1979) e Dizzie Gillespie (1917 - 1993).

PROGRAMAÇÃO - A Radiografia Cultural segue até dezembro, em doses mensais. Em setembro, o foco é underground de São Paulo, com show e debate do poeta Ademir Assunção e do compositor Madan.

Em outubro, Arrigo Barnabé e Sérgio Gomes falam sobre as rádios comunitárias, uma das principais formas de expressão das periferias .

Radiografia Cultural - Periferia e Underground em SP Show com Banda Jazz Sinfônica de Diadema e Bocato. Debate com o dramaturgo Luiz Alberto de Abreu e o poeta Allan da Rosa. Hoje, a partir das 18h. No CCBB - Rua Álvares Penteado 112. Tel.: 3113-3651 ou 3113-3652. Entrada franca (as senhas são distribuídas a partir das 10h no dia do evento)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;