Setecidades Titulo
São Caetano terá parque na Matarazzo
Por Rodrigo Cipriano
Do Diário do Grande ABC
17/08/2007 | 07:20
Compartilhar notícia


A Prefeitura de São Caetano anunciou ontem projeto para a construção de um parque no terreno onde funcionava as Indústrias Reunidas Matarazzo, no bairro Fundação. Serão 18 mil m² dentro da área da divisão de cerâmica do grupo.

O espaço fica a 318 metros da planta química da Matarazzo, onde era fabricado BHC, inseticida cujo uso é proibido no Brasil desde 1985. Em 1998, a Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental) dignosticou a contaminação química do solo da fábrica.

Foram encontrados traços de benzeno e mercúrio, de potencial cancerígeno. Um laudo feito pela BTX Geologia comprova que a área onde será construído o parque não está contaminada. No estudo, foram analisados vestígios de 24 substâncias voláteis e semi-voláteis que poderiam ser liberadas pelo BHC. Apesar de presentes, os compostos estavam dentro da concentração permitida pela Cetesb.

O mercúrio, por exemplo, que em uma das amostras foi encontrado na porção de 1,08 miligramas para cada quilo analisado, tem como limite máximo 36 mg/kg de tolerância para uso residencial e 70 mg/kg para uso industrial. “Os resultados são claros”, afirma o prefeito José Auricchio Júnior (PTB).

Essa extensão de 18 mil m² da Matarazzo foi adquirida pela Prefeitura em 2004, num processo de desapropriação amigável. Em troca, o município perdoou uma dívida que o grupo possuía em tributos municipais. Segundo o arquiteto municipal Enio Moro Júnior, responsável pelo projeto, o valor estimado do terreno é de R$ 8 milhões.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;