Cultura & Lazer Titulo
Trabalhador urbano
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
13/08/2010 | 07:08
Compartilhar notícia


O ambiente urbano ajudou o desenhista Edson Lovatto Júnior a desenvolver o tema da exposição Personagens da Rua, que abre hoje, às 19h, no Espaço Cultural da Câmara Municipal de Santo André. A entrada é franca.

Os 18 trabalhos apresentam figuras que vemos com frequência pelas ruas, como vendedores, grafiteiros, motoristas e prostitutas. A ideia surgiu por meio de um trabalho de faculdade da namorada de Lovatto sobre moradores de rua.

"Ajudei no processo e tive contato com essas pessoas. Com a convivência, resolvi fazer ilustrações baseadas nesses trabalhadores", explica o ilustrador andreense, que faz questão de dizer que não se tratam de mendigos. "Eles usam a rua como uma fonte de renda, mas todos voltam para suas casas no fim do dia."

Os desenhos vinham sendo elaborados desde o ano passado, mas foi preciso cerca de três meses para finalizá-los. Um elemento presente em algumas obras é o uso de manchas de café e vinho. A ação proposital funciona como intervenção artística.

Trabalhando com projetos ligados ao meio publicitário, Lovatto aproveita o projeto autoral para fazer experimentações e fugir de seus traços convencionais mais limpos. "Quis quebrar o meu estilo e fazer algo mais experimental. É necessário algo novo que me permite fazer coisas que não posso no meu emprego".

Além do formato comum, algumas obras contam com perspectivas diferentes. É o caso do engraxate, na qual o desenhos tem a perspectiva do trabalhador. Segundo o autor, a ideia é fazer com que certos personagens fiquem implícitos no desenho. "Todos reconhecem a cena. Há um clima de submissão em relação ao engraxate e ao cliente que não tem como não perceber", diz Lovatto.

Personagens da Rua - Exposição. A partir de hoje, às 19h. No Espaço Cultural da Câmara Municipal - Praça 4º Centenário, 2, Santo André. Seg. a Sex., das 9h às 19h. Até dia 10. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;