Setecidades Titulo
Sambódromo é aprovado em vistoria
Tiago Dantas
Do Diário do Grande ABC
13/02/2010 | 08:52
Compartilhar notícia


A mudança do sambódromo de Santo André para o Espaço Pirelli, localizado na Avenida Giovani Batista Pirelli, Vila Homero Thon, foi aprovada por dirigentes de escolas de samba e autoridades, que fizeram visita ao local ontem à tarde. A expectativa da Prefeitura é que até 10 mil pessoas compareçam aos desfiles, que começam nesta noite.

Os secretários de Finanças, Nilson Bonome, e de Segurança Pública e Trânsito, Adílson de Lima, fizeram vistoria nas instalações da passarela do samba. Eles foram acompanhados pelo presidente da Uesa (União das Escolas de Samba de Santo André), Valter Belber, por comandantes da Polícia Militar e integrantes da Defesa Civil do município.

"Essa estrutura não tem o que deixar a desejar", declarou Bonome. "A população ficará bem acomodada nas arquibancadas e terá facilidade para acompanhar os desfiles." Na avaliação do secretário, cerca de 90% da estrutura do sambódromo estava pronta ontem à tarde. "Só faltam os últimos retoques. Tem coisa que só conseguimos fazer no último dia", diz. Por volta das 17h, funcionários da Prefeitura pintavam o brasão de Santo André no chão da passarela.

O piso, aliás, representa uma novidade em relação aos anos anteriores, quando o desfile de Carnaval era realizado em ruas do Centro da cidade. A avenida recebeu uma tinta branca para aumentar a "visibilidade dos desfiles", segundo Valter Belber, presidente da Uesa. "Essa cor branca vai ajudar a iluminação. Vai dar um bom destaque para as fantasias coloridas das escolas e vai ajudar a tornar o espetáculo mais bonito", opinou Valter, funcionário do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), que tirou uma folga para cuidar do Carnaval.

O secretário Adílson de Lima reconhece que a realização do desfile de escolas de samba em um local fechado contribui com a segurança. "Na rua não é possível fazer controle de entrada. Aqui, colocaremos gradis para que cada pessoa entre de uma vez e seja revistada. É importante fazer esse trabalho preventivo para evitar que alguma tragédia aconteça", afirma o secretário de Segurança Pública e Trânsito, lembrando que o esquema de segurança será semelhante ao utilizado na festa da virada para 2010 na cidade, que também foi realizada no Espaço Pirelli.

A segurança será feita por 150 agentes da Guarda Civil Municipal e 120 policiais militares, que estarão também no entorno do local do evento para evitar ocorrências como furto de carros. "É um trabalho de anjo da guarda. Além de garantir a segurança dos cidadãos aqui dentro, vamos acompanhá-los do lado de fora para que cheguem bem em casa", garantiu o major Barthazar, da Polícia Militar.

Para o caso de um acidente, o esquema de saída do público já está preparado. O tenente João Batista Camargo, coordenador da Defesa Civil de Santo André, treinou 60 brigadistas de incêndio e elaborou um plano de intervenção aprovado pelo Corpo de Bombeiros. "Um evento deste porte precisa se cercar de todos os cuidados. Mas é claro que esperamos que não tenhamos que abrir um único extintor de incêndio", afirma o tenente Camargo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;