Internacional Titulo
Sharon diz que Israel não pode ser democrático mantendo Gaza
Por Da AFP
16/07/2004 | 08:13
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, declarou na quinta-feira que Israel não poderá manter seu caráter "judeu e democrático" se conservar o controle sobre os territórios palestinos da Faixa de Gaza.

"Não poderemos manter o caráter judeu e democrático do estado se continuarmos reinando sobre um milhão de palestinos", declarou Sharon num discurso na Escola de Guerra. Foi a primeira vez que primeiro-ministro apresentou de forma tão taxativa o argumento em defesa do fim dos assentamentos judeus, utilizado geralmente pela oposição trabalhista.

"Não podemos ignorar os elementos demográficos", acrescentou Sharon, referindo-se ao fato de que os palestinos estão a ponto de se tornar majoritários entre o Mediterrâneo e o Jordão. Segundo as projeções demográficas, os judeus, atualmente 5,2 milhões, serão minoria no final desta década no território que inclui Israel, Cisjordânia e a Faixa de Gaza.

O primeiro-ministro destacou que para conservar colônias nos territórios palestinos da Cisjordânia, Israel terá de renunciar às da Faixa de Gaza.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;