Setecidades Titulo
Chacina deixa 5 mortos em Santo André
Glauco Araújo
Do Diário do Grande ABC
09/06/2001 | 01:09
Compartilhar notícia


Um acerto de contas provocado por ciúmes culminou com a morte de cinco pessoas na quinta chacina registrada no Grande ABC neste ano. O crime aconteceu dentro do Bar e Lanches Campestre, na rua Conselheiro Justino, no bairro Campestre, em Santo André, à 0h20 desta sexta. O proprietário do bar, Orlando Barbosa Nuevo, 52 anos, e sua mulher, Vera Miranda Nuevo, 39, mais o cabeleireiro Giovanni Matias Pereira, 32, o mecânico Alexandre Pereira Lobo, 24, e o desempregado Walber Castelo Branco Júnior, 28, morreram no local. Foram disparados mais de 100 tiros de fuzil AK-47 e pistolas calibre 380. A polícia acredita que aquele que seria o alvo principal da execução – Ricardo Marcelino dos Santos, o Tico, 22 anos – foi a única das vítimas que escapou viva.

Uma investigação da Delegacia Seccional de Santo André conseguiu identificar os autores da chacina. Para o delegado operacional Fabio Bonilha Cavagioni, as mortes foram cometidas por criminosos baseados no Jardim Elba, onde o desentendimento entre Marcelino e os assassinos teria começado. “Bandidos de outra área vieram acertar contas em Santo André. Não são marginais da região.”

O crime aconteceu quando algumas das vítimas jogavam uma partida de sinuca e comiam churrasco no bar. Um carro ainda não identificado parou diante do estabelecimento e dois homens desceram atirando. Apenas o casal Orlando e Vera não tinha passagem pela polícia. Os demais tinham passagem por roubo.

De acordo com Bonilha, o alvo da matança, Ricardo Marcelino, que usava documento falso em nome de Marcus Vinícius Esteves, é morador do Jardim Elba e estava no local com o Audi preto dublê (carro adulterado com placas de outro veículo idêntico) placa CSN-4422.

Marcelino foi atingido por um tiro de fuzil no rosto e um tiro de pistola 380 nos ombros. Ele foi socorrido no Centro Hospitalar de Santo André, onde permanece internado, mas não corre risco de morrer. A polícia faz plantão no hospital para evitar um possível resgate do sobrevivente.

O delegado seccional de Santo André, Dejar Gomes Neto, disse que Marcelino é um criminoso com alto grau de periculosidade, mas que não cometeu crimes na região. “Ele é assaltante de banco.” A polícia investiga se Marcelino tem envolvimento com roubos a bancos em outros Estados. “Ele será autuado em flagrante por receptação do Audi.”

Vizinhos do bar não desconfiaram que o barulho dos disparos fossem, realmente, de armas de fogo. “Achei que era uma comemoração por conta do resultado conquistado pelo Palmeiras ontem (quinta)”, disse uma moradora que preferiu não se identificar.

Outra testemunha disse que mora no local há mais de 30 anos e nunca tinha visto algo parecido no bairro. “Sabemos da prostituição, das drogas, mas nunca vimos tanta morte assim.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;