Economia Titulo
Ministro grego diz que espera acordo com a zona do euro na próxima semana
Por
12/02/2015 | 05:34
Compartilhar notícia


Após um dia inteiro de negociações com o Eurogrupo, que reúne os ministros de Finanças dos países da zona do euro, o ministro da Grécia, Yanis Varoufakis, afirmou na noite de quarta-feira que "ainda tem esperanças de que um acordo para refinanciamento da dívida grega seja encontrado na próxima semana".

Em entrevista a jornalistas, Varoufakis disse que, na reunião, teve a oportunidade de ouvir muitas opiniões diferentes e interessantes. "Agora, nós estamos processando o que ouvimos para que, no próximo encontro, segunda-feira, cheguemos a uma conclusão ideal para a Grécia e nossos colegas europeus", declarou.

A reunião marcou a estreia de Varoufakis como membro do Eurogrupo. Seu objetivo é obter um acordo com a Comissão Europeia, o BCE e o FMI (a chamada "Troica") para reduzir o peso da dívida do país, que chega a 323 bilhões de euros, ou 175% de seu Produto Interno Bruto (PIB). Boa parte dessa dívida - cerca de 60% ou 193 bilhões de euros - foi contraída com os próprios parceiros da zona do euro.

Os gregos têm até o próximo dia 28 para chegar a um acordo. Esta é a data em que expira o atual plano de resgate. Se não se comprometer a cumprir as exigências impostas por técnicos da Troica, Atenas não deve receber a última parcela de 7 bilhões de euros de empréstimo, e provavelmente não terá como honrar suas obrigações. Com informações da Dow Jones Newswires




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;