Política Titulo
Sem grandes obras, Reali se apega à Educação
Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
24/04/2011 | 07:09
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


O principal discurso do prefeito de Diadema, Mário Reali (PT), é a falta de condições financeiras para investir na cidade. Com pouco mais de dois anos à frente do Paço, o grande feito do petista é, de fato, a organização das contas do município após ter sofrido entre 2009 e 2010 sequestros de receita via precatórios na ordem de R$ 40 milhões. No entanto, em meio à falta de bandeiras concretas, partidários preferem eleger a política usada para tratar a Educação como argumento do governo a ser usado como principal aspecto em 2012, quando Reali disputará a reeleição.

Segundo o presidente municipal do PT, Josemundo Dário Queiroz, o Josa, a referência de estilo do prefeito ainda está sendo construída, mas a Educação "vai ter peso" mesmo não sendo a principal bandeira. "Mas é obvio que, minimamente, um governo estabelece um tripé de referência, não se pauta apenas por uma ação", completou Josa.

O argumento do mandatário leva em conta o processo de municipalização do Ensino Fundamental iniciado em 2009 e que gerou quebra-quebra generalizado quando a legislação foi aprovada na Câmara. A Apeoesp (Sindicato dos Professores) encabeçou o protesto com o argumento de que Educação é dever do Estado. "A municipalização é uma resposta aos pais e alunos, é extremamente eficiente", considerou.

Reali assumiu dez unidades estaduais e com isso passou a receber recurso do Fundeb (Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação Básica): cerca de R$ 1,5 milhão no ano passado. O dirigente também considera o discurso como eficiente contra o principal adversário: o PSDB. "É um contraponto ao Estado, todos os pais e alunos aprovaram."

O programa Mais Educação, escolas que atendem alunos em período integral, é outro fator estabelecido na estratégia de Reali. "Extrapolamos os limites do município e o modelo está sendo copiado pelo Brasil", afirmou Josa. O líder da administração na Câmara, orlando Vitoriano (PT), destaca a presença da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) na cidade para selar o ciclo educacional no município.

Além disso, o PT pretende associar a imagem de "um bom administrador" a Reali. O atraso de pagamento de fornecedores em sete meses foi sanado e os reajustes salariais ao funcionalismo foram mantidos. No entanto, o aumento do salário do servidor deste ano não está garantido. O Sindema (Sindicato dos Servidores Públicos de Diadema) marcou greve para quinta-feira, após rejeitar a contraproposta de Reali.

Em meio a uma população que avalia ter boa Educação, Mobilidade e Habitação como itens prioritários para uma boa gestão, a tarefa dos petistas em explicar as habilidades administrativas do prefeito será difícil. "Essa parte o PT é que vai fazer. Precisamos traduzir em política mais efetiva", pontuou Josa.

Orlando destacou a dificuldade em desassociar a imagem de Reali à de ex-prefeitos do PT como José de Filippi Júnior e Gilson Menezes (hoje no PSB), mas acredita que em breve ele ganhará corpo próprio. Procurado, Reali não quis comentar o caso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;