Economia Titulo No Grande ABC
Pandemia faz com que volume de ações trabalhistas caia 13%

Quarentena, home office e medo de demissão reduziram total de processos em 2020; para este ano, porém, especialistas creem em alta

Por Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
20/01/2021 | 00:07
Compartilhar notícia


A pandemia do novo coronavírus inibiu o ingresso de ações trabalhistas nas varas do Grande ABC ao longo de 2020. Além do período em que permaneceram fechadas, assim que a Covid aportou no País, o home office, a redução de salários e o medo de perder o emprego contribuíram à redução de 13%, de 34.627 em 2019 para 30.066 no ano passado. Significa, na prática, que 13 processos deixaram de ser abertos por dia, de 95 para 82.

As informações são do TRT-2 (Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região) e foram levantadas a pedido do Diário.

O volume de acordos também foi menor no ano passado, 11.453. Em 2019, houve 18.705 conciliações. Quanto ao total de valores pagos aos demandantes decorrentes de acordos, as cifras atingiram R$ 353,9 milhões em 2020, sendo que dois anos atrás foram R$ 382,6 milhões.

Apesar da redução, especialistas acreditam que o volume deva superar essa queda e crescer em 2021, tanto por causa de represamento de ações que deixaram de ser ingressadas na Justiça no ano passado como por novas situações que foram criadas pela pandemia.

A juíza substituta Isabela Parelli Haddad Flaitt, auxiliar da 2ª Vara do Trabalho de São Caetano, lembra que existe prazo de dois anos após o fim do vínculo empregatício para que seja aberto processo. “Muita gente sente medo e, mesmo que tenha a intenção de ingressar com ação, está esperando a pandemia passar ou, ao menos, a população começar a ser vacinada. Houve recuperação no ajuizamento no segundo semestre, com a retomada das audiências, ainda que de forma virtual, mas no fim do ano o volume permaneceu aquém do de 2019”, apontou.

Segundo a juíza, a maior parte das ações na segunda vara são referentes aos pagamentos de horas extras e verbas rescisórias, doença laboral e lay-off (suspensão temporária do contrato de trabalho).

Questionado, o TRT-2 informou que, no Grande ABC, os fatores que motivaram os processos não oscilaram de um ano para outro, e os assuntos mais demandados foram nos últimos dois anos foram: aviso prévio; multa de 40% do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço); multa do artigo 477 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) – referente ao pagamento das verbas rescisórias; férias proporcionais; 13º salário proporcional.

“Acredito que deva ter expressivo aumento de ações em 2021, tanto por causa dessa postergação para ajuizar ação como por novos fatores que devem ter surgido com a adesão ao home office”, assinala.

A advogada trabalhista do escritório Aith, Badari e Luchin Advogados Bianca Canzi concorda, e destaca que não existe legislação que regulamente o home office e, portanto, abre-se leque extenso de possibilidades para serem questionadas na Justiça. “Não temos parâmetros a esses temas que devem surgir, tanto pelo trabalho em casa como por desdobramentos do novo coronavírus, o que certamente vai exigir mais do tribunal e dos advogados”, pondera. “A lei não estipula, por exemplo, como deve ser feito o controle de ponto. O profissional, ao trabalhar de casa, além de muitas vezes arcar com seus custos, ainda pode perder a conexão, por vezes, e abreviar sua hora de almoço. É preciso ter muito jogo de cintura e conversar com a empresa, mas nem sempre há acordo.”

Bianca conta que tem recebido muitas perguntas, tanto de salários atrasados como de pagamento errôneo de verbas rescisórias. Mas também há questões envolvendo a Covid, por exemplo, trabalhador que contraiu a doença e credita a culpa ao empregador. Ou que teve de ir trabalhar mesmo com o cônjuge contaminado. “Acredito que, após o início da vacinação, vá crescer bastante o número de processos trabalhistas, porque as consultas não param, mas as pessoas ainda têm medo de perder o emprego. Em cenário de dificuldades, acreditam que seja melhor trabalhar em condições que discordem e sem receber direito do que correr o risco de perder a fonte de renda. Mas, depois, vão cobrar no Judiciário”, conta.

O advogado trabalhista e sócio do escritório Stuchi Advogados Ruslan Stuchi cita que, por outro lado, a vigência da MP (Medida Provisória) 936, que permitiu às empresas reduzirem jornada e salário em até 70% e por até oito meses, também contribuiu à queda dos processos em 2020. “Muitos trabalhadores tiveram garantia e estabilidade de emprego, por isso o volume de ações foi menor no ano passado”, diz, ao ponderar que este direito, caso não cumprido ou indenizado corretamente, também pode ser tema de processos neste ano.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;