Memória Titulo
O fim da greve. A luta por 11% e a volta ao estádio

Foram 15 dias de greve, com um envolvimento de 200 mil trabalhadores

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
30/03/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Nos dois últimos dias da greve geral, 26 e 27 de março de 1979, dos metalúrgicos de São Bernardo, dois encontros sintetizam a força do movimento: um ato público de apoio à greve realizado na Câmara Municipal de São Paulo e o retorno dos metalúrgicos ao Estádio da Vila Euclides, agora tão famoso quanto o Maracanã e o Morumbi, e sem nenhum jogo de futebol.

Foram 15 dias de greve, com um envolvimento de 200 mil trabalhadores. Coube a Lula encaminhar a volta ao trabalho, mesmo afastado da presidência do sindicato de São Bernardo e Diadema. Os 45 dias seguintes seriam de negociações: pela garantia dos 11% de aumento conquistados na greve de 1978, pelo não desconto dos dias parados e pelo fim da intervenção nos sindicatos.

Dois personagens se destacavam agora: o advogado Maurício Soares de Almeida, o mediador para novas negociações, e o prefeito Tito Costa, de São Bernardo, na parte política e como ponte entre o movimento e o governo central.

Décimo quinto dia, 26 de março, segunda-feira.

Cinco mil pessoas comparecem à Câmara Municipal de São Paulo e participam de ato público em solidariedade aos metalúrgicos do Grande ABC. O ato é realizado no térreo do Legislativo, depois que a Secretaria da Segurança Pública proibiu a manifestação na Praça da Sé.

A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) informa que cresceu o índice de comparecimento dos metalúrgicos ao trabalho na indústria automobilística: 56,6% de comparecimento no dia 26, contra 39,95% no dia 19.

Editorial - É preciso buscar solução para a greve

Décimo sexto dia, 27 de março, terça-feira.

Chegam ao fim: a greve dos metalúrgicos e a dos motoristas. A assembleia de Santo André foi realizada na praça Cívica do Paço Municipal. "De cabeça erguida vamos voltar ao trabalho", discursou Francisco Chagas, vice-presidente afastado do sindicato.

A assembleia de São Bernardo ocorre no Estádio da Vila Euclides. Lula agradece publicamente o apoio do prefeito Tito Costa e da imprensa. Convoca os trabalhadores para a assembleia seguinte, em 10 de maio, se possível com a volta da diretoria ao sindicato.

Agora que está afastada, a diretoria de São Bernardo dará plantão na Matriz da Boa Viagem. "Faz de conta que o nosso sindicato funciona ali", diz Lula. Setenta mil metalúrgicos cantam o Hino Nacional. Lula é carregado nos ombros pela multidão.

Pela manhã, Tito Costa é interpelado por um repórter do Diário:

- Como está o Lula?

- Bem. Ele até tomou um trago de pinga com cambuci no meu apartamento.

A preocupação agora era falar com o delegado do Dops para conseguir a libertação de todos os metalúrgicos detidos.

Editorial - Finda a greve, ficam as lições

REGISTROS
Antonio Possidonio Sampaio, advogado dos metalúrgicos, conferia suas anotações para escrever, a toque de caixa, um novo livro: A Capital do Automóvel (na Voz do Operário), cuja renda seria revertida ao Fundo de Greve dos Metalúrgicos.

O livro foi lançado em 19 de abril de 1979, durante a abertura de uma exposição das fotos da greve no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo. As fotos foram selecionadas pelos jornalistas-fotógrafos do Diário, entre as 2.000 imagens feitas em duas semanas de greve.

Detalhe: todos os negativos das fotos são preservados pelo Banco de Dados do Diário, devidamente datados e com os nomes dos seus autores. Um documento fundamental para se entender os novos rumos do Brasil 30 anos atrás.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 30 de março de 1979

Primeira Página - Macedo adverte empresas que punem. Governo acha prematuro propor eleição direta. Professores da USP entram em greve.

Indústria - Pequenas e médias buscam união independente.

Editorial - Nova convulsão a ser evitada

São Bernardo - A artista plástica Maria Irene Ribeiro pretende recuperar a Chácara Silvestre e transformá-la em um centro de criação e produção artística.

EM 30 DE MARÇO DE...
1969 - Mesc (Movimento de Expansão Social Católica), de São Bernardo, anuncia a reforma da Chácara Beatriz, onde eram realizados seus convescotes (piqueniques). Hoje o Mesc ali funciona, em 50 anos de história.

MUNICÍPIOS PAULISTAS
Hoje é o aniversário de São Bento do Sapucaí (1876) e Orlândia (1910).

SANTOS DO DIA
Donino, João Clímaco, Leonardo Murialdo, Régulo e Zózimo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;