Diarinho Titulo
Sabiá representa o País
Por Do Diário do Grande ABC
12/12/2010 | 07:02
Compartilhar notícia


Acredite: a cidade de São Paulo tem onça, apesar de toda devastação ela está escondida ainda em alguns cantinhos. Foto desse felino foi registrada por câmera automática na Área de Proteção Ambiental Capivari-Monos e suas pegadas encontradas no Parque Estadual da Serra do Mar, na mesma região. As provas são suficientes para que tenha sido recentemente escolhida como animal-símbolo da metrópole, por meio de concurso pela internet. A onça-parda, também conhecida como suçuarana, recebeu 16 mil votos de um total de 84 mil. Agora deve estampar campanhas de preservação da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

Trata-se do segundo maior felino brasileiro, perdendo só para a onça-pintada. Chega a medir 1,95 m e pesar de 35 kg a 70 kg. O macho é sempre maior. Vive em áreas de mata fechada, alagados e campos. Muito bonita e elegante, tem pelo macio de cor acastanhada, sendo mais claro na região da barriga, corpo é longo e magro. Os filhotes nascem com olhos azuis, que se tornam amarelados depois. É carnívora, alimentando-se de mamíferos de médio porte. Está ameaçada de extinção.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;