Esportes Titulo F-1
Massa sai na frente hoje na briga pelo título da temporada

GP do Brasil começa às 15h, com 71 voltas. Segundo meteorologia, são grandes as possibilidades de chuva

Flávio Gomes
Especial para o Diário
02/11/2008 | 07:15
Compartilhar notícia


Felipe Massa tem sido o responsável pelas maiores alegrias dos torcedores brasileiros em Interlagos desde os tempos de Ayrton Senna.

Ontem, deu mais uma. Pelo terceiro ano consecutivo, fez a pole-position para o GP do Brasil. Mais de 58 mil pessoas vibraram como havia muito não vibravam nas arquibancadas do histórico circuito.

Afinal, é uma pole que, hoje, pode ser transformada em título mundial. O primeiro de um piloto do País desde 1991. Massa está invicto em treinos de classificação em Interlagos com a Ferrari. Foi pole em 2006 e 2007, também. No seu primeiro ano defendendo o time italiano, ganhou a prova brasileira. No ano passado, foi segundo, mas poderia ter vencido também se Kimi Raikonnen, seu companheiro, não precisasse da vitória para ser campeão - o que acabou acontecendo.

"A torcida aqui é incrível. Não tenho palavras para expressar. Fazer a pole na frente de toda essa gente apaixonada, que ama o que a gente faz na Fórmula 1 e que há tanto tempo espera por mais alegrias na modalidade, é algo muito emocionante. Talvez nunca mais tenha a oportunidade de sentir essa emoção de novo. Mas já sei como é", disse Felipe.

Dito isso, Massa colocou os pés no chão para falar de suas chances de título "Não mudou nada, eu vou correr para ganhar e no fim a gente vê o que aconteceu. O que sei é que a pressão está toda nos ombros do Hamilton, porque ele chegou aqui com o título praticamente nas mãos, e eu não tenho nada a perder e vou manter isso na mente para não dar peso extra na minha performance", completou o piloto.

A emoção de largar na frente de novo em Interlagos deu o tom das declarações de Felipe Massa após o treino, que aconteceu com sol e temperatura muito agradável, na casa dos 22 graus.

"Eu cresci aqui, naquele kartódromo, minhas lembranças de Interlagos são todas muito doces e boas. Lembro de todos com quem trabalhei, e depois de anos eles estão todos aqui comigo, meus amigos, minha família, todo mundo. Estão todos torcendo por mim."

Torcida em massa - O piloto brasileiro não se cansou de agradecer muito ao público, que vestiu vermelho para empurrar o ferrarista.

"Você não vê uma torcida dessas em lugar algum do mundo. O carinho é muito grande e este é um momento especial na minha carreira. A corrida vai ser muito difícil e as circunstâncias certamente começarão contra os nossos objetivos, mas já estou muito orgulhoso com o que fizemos até aqui. Uma vitória pode acontecer, eu conheço bem essa pista e me sinto muito confortável para tentar ficar com o título", afirmou.

O GP do Brasil começa às 15h de hoje, com 71 voltas. Segundo a meteorologia, são grandes as possibilidades de chuva para a hora da corrida. É justamente com essa previsão que todos os times trabalham. Hamilton, adversário de Massa na luta pelo título, larga em quarto lugar no grid. Se terminar em quinto, será o campeão.

Massa enaltece ‘volta perfeita' e confia em estratégia secreta

O treino oficial para o GP Brasil de Fórmula 1 foi praticamente perfeito para Felipe Massa, que assegurou a pole position e viu seu principal rival na briga pelo título, Lewis Hamilton, conseguir apenas o quarto melhor tempo.

Visivelmente empolgado após o final da sessão, o brasileiro da Ferrari mostrou muita satisfação com o trabalho apresentado.

"Foi uma volta mais do que perfeita", resumiu Massa. "Tirei tudo do carro e tenho certeza que a energia do povo ajudou a dar uma força extra ao meu motor. É difícil descrever em palavras o que estou sentindo agora. Sem dúvida nenhuma, largar na pole position é um excelente começo. Mas o importante, além de sair na frente, é vencer. Tenho uma ótima estratégia para a corrida e prefiro manter todos os aspectos guardados para serem usados apenas no momento certo durante a prova", afirmou o piloto, logo após o treino de ontem em Interlagos.

Apesar do entusiasmo, Felipe Massa admitiu que a conquista do título mundial, apesar de mais plausível neste momento, não depende só dele.

"Acho que é importante largar na frente e o Hamilton um pouquinho mais pra trás. Por enquanto, está tudo saindo a favor. Um resultado como esse ainda não seria suficiente, mas não tenho que pensar nisso. Seria estupidez pensar só no Hamilton. Tenho que pensar no meu trabalho e na corrida, porque o resto não depende só de mim".

Massa ainda salientou que, independentemente do resultado do Grande Prêmio do Brasil, a emoção sentida ao longo deste final de semana já é recompensadora de seu trabalho.

"Amanhã teremos 73 voltas (71, na verdade), sei que vai ser difícil, mas posso dizer que sou uma pessoa feliz e orgulhosa por tudo que eu vi aqui e por tudo que conquistamos juntos. Uma vitória pode acontecer, e é isso que eu quero. O resto, só Deus sabe", disse. (das Agências)

Lewis Hamilton: ‘Não preciso vencer para ficar com o título'

O piloto inglês Lewis Hamilton afirmou não ter ficado surpreso com a pole position de Felipe Massa em Interlagos. O inglês largará em quarto no grid para o Grande Prêmio do Brasil.

Ele está sete pontos à frente do brasileiro no campeonato (94 a 87 pontos), e se mantiver a quarta posição até o fim, garantirá o título do Mundial em 2008.

"Nós fizemos o melhor que podíamos, como sempre. Acho que tenho um carro bom e estamos extremamente competitivos para a corrida e para o campeonato. Espero que corra tudo bem, o mais importante agora é não perder nenhuma posição", afirmou Hamilton.

Jarno Trulli e Kimi Raikkonen saem entre Felipe Massa e Lewis Hamilton. O piloto da McLaren disse que ainda espera ganhar a corrida, "Claro que todo mundo por aqui corre para chegar em primeiro. Mas sei que não preciso disso (vitória) para ficar com o título. É hora de usar a cabeça para não desperdiçar o trabalho da temporada toda por bobagem", completou o inglês.

A disposição do grid, no entanto, colocou Hamilton numa posição complicada: o espanhol Fernando Alonso, desafeto declarado da McLaren, sai em sexto lugar, logo atrás dele no grid. O inglês, no entanto, não quis saber de polêmica com o ex-companheiro. "Só o que posso dizer é que espero uma corrida limpa. Ele é um profissional", disse.

Além disso, Hamilton conta com a ajuda de seu companheiro, Heikki Kovalainen, que sai em quinto lugar. "Essa situação vai me ajudar muito, é importante que possamos trabalhar em equipe", concluiu. (das Agências)


Raikonnen afirma ter feito sua parte e espera título para a Ferrari


Terceiro colocado no treino oficial de ontem, Kimi Raikkonen acredita que iniciou bem a tarefa ajudar Felipe Massa a conquistar o título desta temporada.

Massa abocanhou a pole em Interlagos pelo terceiro ano consecutivo e viu seu companheiro de Ferrari completar a classificação logo à frente de Lewis Hamilton, com quem o brasileiro disputa a taça.

"Fiz mais ou menos o que tinha de fazer", disse Raikkonen. "Estou em um boa posição na largada, e prefiro ser terceiro do que segundo aqui (Interlagos), já que é um lugar melhor para se começar a prova", afirmou o piloto.

"Alheio à toda as expectativas de título e decisão, esperamos ter uma boa corrida e conquistar um resultado perfeito para o time. Além disso, não cabe mais a nós, temos de ver onde os outros estão e o que acontece", completou.

O atual campeão da F-1 acredita que a Ferrari está em forma para poder conquistar um bom resultado neste final de semana, em Interlagos.

"Acho que o carro está bom, com ajustes bem elaborados de acordo com o tipo da pista. Vamos para o tudo ou nada de qualquer forma. É a prova que pode coroar o trabalho eficiente realizado durante o ano todo por nossa equipe de profissionais. Não tive um final de semana dos mais fáceis, mas estamos onde devemos estar", disse Raikkonen. "Veremos o que podemos fazer amanhã (hoje), mas esta não é uma posição ruim. Estou confiante de que o carro estará forte durante a corrida e vou dar meu máximo", finalizou o piloto.

Para ser campeão neste domingo, Felipe Massa precisa, de preferência, vencer o GP do Brasil e torcer para que Lewis Hamilton termine em sexto lugar. (das Agências)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;