Política Titulo Reconsiderou
Grana recua sobre
Pasta de Mobilidade

No dia 13, petista anunciou José Luis Navarro, ex-comandante
da Polícia Militar no Grande ABC, como futuro titular da área

Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
26/12/2012 | 07:32
Compartilhar notícia


O prefeito eleito de Santo André, Carlos Grana (PT), recua e reconsidera a criação da Secretaria de Mobilidade Urbana a partir de 2013. Na estrutura desenhada pela administração Aidan Ravin (PTB), o setor de Trânsito é atrelado à Pasta de Segurança, a qual obteve pouco investimento nos últimos quatro anos. No dia 13, o petista anunciou José Luis Navarro, ex-comandante da Polícia Militar no Grande ABC, como futuro titular da área.

Durante a campanha eleitoral, Grana sinalizou pela chance de desmembrar a secretaria para implementar cronograma de mudanças na reforma administrativa - ao mencionar que o setor será uma das prioridades da gestão. Em contrapartida, afirmou que "o governo ainda não decidiu" sobre a alteração. "Algumas metas do plano de governo são estratégicas no que diz respeito à mobilidade, mas não é tarefa de apenas uma secretaria. Diria que é tarefa do governo."

Para o chefe do Executivo eleito, o critério utilizado para esse balanço de implantar ou não a secretaria se dá em razão de o problema - enraizado com intensidade no município - abranger série de áreas dentro da estrutura da Prefeitura. "(O setor) É de política transversal por atingir várias Pastas. Envolve Secretaria de Obras, Trânsito, Educação e também Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André)."

A princípio, coronel Navarro ficará à frente de Segurança e Trânsito. Durante a divulgação do primeiro escalão do governo petista, Grana escalou, inclusive, os futuros titulares das Pastas ainda inexistentes - para realizar a reforma é necessário que projeto de lei do Executivo passe por aprovação da Câmara. Contudo, não estabeleceu perspectivas logo nos primeiros meses da administração para destacar pessoa técnica para organizar o setor.

Diante do impasse de melhorias na mobilidade, Santo André segue no mesmo ritmo de grandes metrópoles ao sofrer com gargalos na área. No processo eleitoral, munícipes elencaram o trânsito caótico entre os principais entraves da cidade, o que, naturalmente, acabou se estendendo para os debates eleitorais.

No plano de governo, o petista prometeu colocar Santo André como a capital do Grande ABC, tornando-se cidade de vanguarda, e projetando atrair novos e consolidar os atuais empreendimentos por meio de ambicioso programa de mobilidade urbana. Além de parceria com o governo federal, Grana prevê angariar empréstimo do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para a realização de intervenções viárias no município, semelhante ao adotado em São Bernardo.

O parlamentar propõe implantar o Bilhete Único, plano de corredor de ônibus e investir em viadutos, como fazer a ligação do 2º com o 1º Subdistrito, nova alça no Viaduto Adib Chammas e acesso da Marginal Cassaquera ao Trecho Sul do Rodoanel.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;