Setecidades Titulo São Bernardo
Obras de drenagem
chegam à Lauro
Gomes em março

Escavação será feita em etapas para não fechar
nenhum sentido da via ao tráfego no período

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
11/01/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


As obras de drenagem na Vila Vivaldi, em São Bernardo, chegam ao cruzamento das avenidas Winston Churchil e Lauro Gomes em março. A partir desse trecho, que fará a ligação da tubulação com o Córrego dos Meninos, será necessário mudar o sistema utilizado na intervenção, que vem sendo construída pelo método não destrutivo tubo cravado. Na Lauro Gomes haverá escavação, o que deve ocasionar pontos de interdição na via, uma das principais ligações da cidade com Santo André.

O prefeito Luiz Marinho (PT) destaca que a população deve ter paciência. “Vão haver reflexos no trânsito, mas são obras que ajudarão a minimizar as enchentes no bairro. Mesmo sem estarem ainda concluídas, essas intervenções já ajudaram a evitar enchente no primeiro dia do ano”, garante o chefe do Executivo.
Da tubulação na Winston Churchil, que tem 510 metros de comprimento, 144 já foram concluídos. Foi neste local que ocorreu ontem a vistoria da obra, com a descida por um shaft (poço) que dá acesso ao subterrâneo. A escavação é feita por meio de pistões, que empurram tubo pré-moldado de 2,5 metros de comprimento por 2 metros de diâmetro terra adentro. Para manter o alinhamento, é utilizado sistema de laser.

Além dessa obra, estão sendo construídas quatro estações elevatórias (Ipiranga, Jackey, Vila Helena e Vila Vivaldi) e um piscinão na região. A capacidade dos cinco reservatórios é de 72 mil metros cúbicos de água. “A diferença entre as estações elevatórias e o Tanque das Mulatas (piscinão) é que as estações têm sistema de bombeamento da água, enquanto que o tanque acumula o líquido”, explica o secretário adjunto de Obras e Serviços Públicos, Flávio Casarini.

A previsão de conclusão de todo o conjunto de obras na Vila Vivaldi, com investimento de R$ 144 milhões, é para julho. “Com a entrega, será possível aguentar pico máximo de chuva por duas horas sem alagamentos”, garante Casarini.

Em toda a cidade, outras cinco obras do Programa Drenar já tiveram ordem de serviço assinada, incluindo as canalizações dos córregos Saracantan, Silvina, Ipiranga, Capuava, Ribeirão dos Meninos e Pindorama, além das obras de drenagem da Vila Vivaldi e da Rua Araraquara e entorno.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;