Memória Titulo
São Caetano leva o teatro a um álbum de recordações

Lançamento da agenda histórica 2010 da Fundação Pró-Memória teve como ponto alto a aresentação Daqui como há 70 anos

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
29/11/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


O lançamento da agenda histórica 2010 da Fundação Pró-Memória, na semana passada, teve como ponto alto uma apresentação teatral intitulada Daqui como há 70 anos. Os atores Andréa Damaceno e João Pedro de Andrade, sob a coordenação de George Vilches, da Companhia TEMT, encenaram o diálogo entre Otavio Tegão e sua mulher Pina, que na primeira metade do século passado fizeram teatro amador em São Caetano juntamente com vários outros moradores.

A ideia da apresentação foi dupla: mostrar que há mais de 70 anos já se fazia teatro na cidade; e que, naquele tempo, era um sonho imaginar que a cidade, já no terceiro milênio, teria uma estrutura importante para a formação de atores e atrizes.

O texto da apresentação, curto e comovente, mereceria ser publicado pela revista Raízes, que é mantida pela Pró-Memória. Fica a sugestão ao historiador Clovis Antonio Esteves, presidente da Fundação.

A AGENDA
O tema central da agenda da Pró-Memória é o teatro em São Caetano. Uma jornada que aponta para a década de 1920 e para nomes dos mais conhecidos na cidade: o casal Tegão, Matheus Constantino, Arthur Garbelotto, Abramo Cavassani, Ângelo Aladino Grecchi, Aldo Negrini, Hermenegildo Netti.

A historiadora Cristina Toledo de Carvalho, supervisora do Museu de São Caetano, caprichou na pesquisa e no texto; Augusto Coelho foi fundo no tratamento das imagens; o projeto gráfico de Roberta Giotto acompanhou a boa qualidade da produção; comércio e indústria prestigiaram. E o que temos é mais do que uma agenda. É um álbum luxuoso que faz justiça a várias gerações de idealistas que se dedicaram às artes cênicas - como se escrevia no passado.

E vão desfilando nomes: Mário Botteon do Teca (Teatro Experimental de Cultura Artística), Luiz Antonio Cicaroni e Carmello Balleta do Grumasa (Grupo Maria Salete), Carlinhos Lira e Claudino de Lucca; Grupo Labore de Teatro; Grupo Teatral Scala; José Bonifácio de Carvalho (o Boni) e Silvia Tessuto, do grupo A Turma; Teatro Experimental da Acascs; Mário Dal' Mas e Jayme da Costa Patrão; Grupo Cênico da Sagrada Família, com Paulo Domingues; o teatro na fábrica, o teatro na igreja, o teatro no clube.

EFEMÉRIDES
A agenda traz, dia a dia, os principais acontecimentos da vida de São Caetano, sempre uma excelente fonte para quem, como nós, faz memória diariamente - confiram aqui ao longo do 2010 que bate às portas.

Bronca Clube, o reencontro

Saiu a foto do reencontro dos protagonistas do Bronca Clube, de Santo André. Sucesso total. Mais de 50 amigos presentes. Muitos não se viam há anos. Houve choradeira e lembranças da juventude de cada um. Um DVD guarda toda a emoção do momento, com gente que veio do Rio de Janeiro, Mogi das Cruzes, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Suzano, Mogi das Cruzes e Rio Claro.

Newseller

Domingo, 29 de novembro de 1959 - nº 82

Destaque - Irregularidade na distribuição da verba pessoal dos vereadores em São Caetano. Entidade fantasma recebe subvenção de vereador.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 29 de novembro de 1979

Manchete - Para Delfim (ministro do Planejamento) aumento de preços é eficaz e racionamento (de combustíveis) inviável.

Editorial - Com o racionamento virá o controle.

Política - 36 deputados apoiam o novo MDB.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - A extensão das dificuldades brasileiras.

Transportes - Protesto de taxistas para o trânsito no ABC.

Futebol - Santo André pode festejar acesso à Divisão Especial: precisa de vitória hoje diante da Esportiva de Guaratinguetá e conta com uma derrota ou empate do Taubaté diante do São José.

Da Silva é a esperança da torcida
Ônibus no Paço Municipal para levar os torcedores ao Pacaembu.

Polícia - Furta ambulância e causa desastre na Avenida Pereira Barreto.

EM 29 DE NOVEMBRO DE...

1624 - Alvará Régio autoriza a fundação do Convento de São Francisco, em São Paulo.

1874 - Criado o Instituto dos Advogados de São Paulo.


1969 - Tênis Clube de Santo André inaugura suas novas instalações, na Rua Bernardino de Campos. Na presidência, José Raul Poletto.

HOJE

Dia do Café, Dia do Migrante, Dia da Solidariedade ao Povo Palestino, Dia Nacional da Albânia e Dia Internacional da Biodiversidade, Primeiro Domingo do Advento.

SANTOS DO DIA

Brás de Véroli, Demétrio, Iluminada, Paramão e Saturnino.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;