Política Titulo
PT volta às urnas na região
Teresa Pimenta
Do Diário do Grande ABC
09/10/2005 | 08:11
Compartilhar notícia


Petistas do Grande ABC voltam às urnas neste domingo para escolher o novo presidente nacional do partido entre Ricardo Berzoini (Campo Majoritário) e Raul Pont (Democracia Socialista) e definir o comando dos diretórios municipais em três cidades: Santo André, Diadema e Ribeirão Pires. A participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições internas ainda é uma incógnita. No 1º turno, em 18 de setembro, Lula passou o dia em seu apartamento de São Bernardo, mas não votou.

No Grande ABC, 25 mil filiados estão aptos a votar. O Campo Majoritário, tendência do presidente Lula e dos principais envolvidos no escândalo do mensalão, mostrou força e venceu em quatro das sete cidades. Apesar de entrar dividido na disputa, garantiu a vitória em Diadema e Ribeirão, decidindo neste domingo apenas o presidente. Restou um único foco de disputa, Santo André, onde ex-metalúrgico Ivo Martim (23,2% no 1º turno), de tendência mais à esquerda (Compromisso e Democracia), concorre com o vereador Cláudio Malatesta (41,1%).

Apoiado por Tiago Nogueira, terceiro colocado no 1º turno, pelo grupo de Ricardo Alvarez, quarto colocado, atualmente no P-SOL, e pelo vereador Jurandir Gallo, que rompeu com o Campo Majoritário, Martim confia na vitória. “Todos os que querem mudança no PT estão comigo”, afirma. Para Martim, porém, a margem do vencedor não deve superar os 2 pontos percentuais. “Vai ser uma disputa apertada”, conclui. O slogan de Martim é “Vote em Defesa do PT”.

Malatesta, apoiado pelo grupo do prefeito João Avamileno, que inclui vereadores e os deputados federal Professor Luizinho e estadual, Vanderlei Siraque, concorda que os dois candidatos têm grande representação dentro do partido. “Minha candidatura representa a conciliação e a do Ivo, a polarização, por isso, é de extrema importância o resultado da eleição aqui na cidade. Vai mostrar o caminho que a militância quer para o partido”, analisa. Ele tem ainda apoio do terceiro colocado, Orlando Soares Silveira.

Em Ribeirão, onde o 1º turno praticamente empatou, com 40,9% dos votos para o atual presidente, Mário Nunes, e 39,9% para Maria Inês Soares, o terceiro colocado, Dorvair Santana (19,2% dos votos), definiu o jogo ao dar apoio à ex-prefeita. Os petistas de Diadema terão de optar entre Josemundo Queiroz (28,58% no 1º turno), o Josa, secretário de Habitação, e Antonio Fidelis (49,12%), assessor da Secretaria de Meio Ambiente. O terceiro colocado, Lício Gonzaga Lobo deve ficar neutro, dando mais chances de vitória a Fidelis, que tem o apoio do grupo do prefeito José de Filippi Júnior.

Urnas – Para o coordenador da macrorregião do ABC, Hamilton Lacerda, o índice de comparecimento do 1º turno, em torno de 40%, deve se repetir. “Intensifiquei o trabalho junto aos diretórios para termos uma participação grande, já que o Estado de São Paulo é muito importante dentro do contexto do PT”, disse. Segundo ele, o fato de haver 2º turno apenas em 13 cidades do Estado pode levar a um baixo comparecimento às urnas. Lacerda aposta na vitória de Berzoini, mas sem grande folga: algo entre 54% e 56% dos votos.

Em relação ao desempenho do gaúcho Raul Pont na região, as perspectivas não são das melhores. Com 234 votos contra 5.407 do paulista Berzoini, ele foi o quatro colocado no 1º turno. Assim, o apoio dos candidatos derrotados Valter Pomar e Plínio de Arruda Sampaio – que foi para o P-SOL – não deve valer muito. Sem desanimar, Pont fez campanha na região, com uma reunião, no diretório de Santo André, na sexta-feira à tarde, com apoiadores de várias cidades.

O resultado nacional foi mais favorável a Pont, mas o candidato da esquerda teve vitória apertada sobre o terceiro colocado: menos de 300 votos. Berzoini ficou com 42% da preferência; Pont, 14,7%; e Valter Pomar, 14,6%. Para o 2º turno, Pont conseguiu apoio da maioria dos demais candidatos e conta com isso para vencer o ex-ministro. Em todo o país, estão aptos a votar 826 mil filiados, em 4,6 mil municípios.

A eleição acontece das 9h às 17h, nas Câmaras Municipais de Santo André, São Caetano e Diadema. Em São Bernardo, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra a votação será na respectiva sede do partido. Os resultados devem ser divulgados segunda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;