Memória Titulo COLUNA
Cruzamos a Vila de São Bernardo

E assistimos à abertura da Avenida Pereira Barreto

Por Ademir Medici
14/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Não existiam calçadas nem pavimentação na Vila de São Bernardo, sede do futuro Grande ABC. Era uma longa estrada rural que cruzava a vila. Na temporada de chuvas, as carroças atolavam. Nos dias de sol a poeira subia. E toda essa imensidão quieta e de mato já era cidade, um município autônomo.

1895. É deste ano uma das mais antigas fotografias conhecidas da Rua Marechal Deodoro, hoje cruzando o Centro movimentado de São Bernardo (com o ‘do Campo’ no nome).

A fotografia foi descoberta pelo historiador Wanderley dos Santos. Está impressa e em ótima reprodução no livro/álbum São Paulo, de Gustavo Koenigswald. E a coluna Memória a republicou em 12 de março de 1989, por ocasião dos 100 anos de vida autônoma do Grande ABC.

Uma segunda foto foi publicada na ocasião, do mesmo livro, com a seguinte legenda: ‘Construção de uma estrada de rodagem (S. Bernardo)’. É possível distinguir, no lado direito baixo da foto, a assinatura do fotógrafo: Frisch ch.

Gustavo Koenigswald, em seu livro, cita São Bernardo: “(...) O grande progresso que tem feito S. Paulo é visível em tudo. Assim é que a indústria tem se desenvolvido extraordinariamente (...) existem fábricas de tecidos em S. Paulo, S. Bernardo, Piracicaba e outras”.

Esta segunda foto de 1895 focaliza a estrada de ligação entre a Estação de Santo André e a Vila de São Bernardo. Ela mesma, a atual Avenida Pereira Barreto, hoje com duas pistas, e uma terceira representada pelas canaletas do sistema trólebus. Uma via que viria a cruzar o antigo Caminho do Pilar.

Interação com Facebook

‘Elza e Pedro, louca história de amor’

Elza amava Pedro e dividiu seu homem para se tornar amiga de Cecília. Apenas um banal fato imaginário? Ou corriqueiro acontecimento real?

Da crônica de Guido Fidelis publicada pelo Diário em 14 de março de 1989. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Em 14 de março de...

1914 – Faustino Bovi nasce em Pedreira (São Paulo), neto de Emílio Bovi, que trouxe sua família para Santo André em 1917. Os Bovi instalaram, no início dos anos 1920, a escolinha pioneira da área do Jardim Stella, junto à avenida Pereira Barreto.
1919 – Antonio Eugênio Ferreira, agricultor em Santa Cruz das Palmeiras, Interior de São Paulo, visita o distrito de Santo André.
Internacional
- Do noticiário do Correio Paulistano: ‘spartacistas’ ou ‘spartacus’ são fuzilados pelas tropas legais alemãs.
- Do noticiário do Estadão: os soldados austríacos recusaram-se a jurar fidelidade ao rei da Sérvia
1929 – Médico Nelson Colleoni nasce em Santo André. Um dos principais colaboradores que esta página Memória já teve.
1939 – O cineasta Glauber Rocha nasce em Vitória da Conquista (Bahia).
1949 – Câmara Municipal de São Bernardo aprova o nome de Antonio Pessotti, proposto pelo prefeito José Fornari, para ser o primeiro subprefeito do distrito de Riacho Grande.

Hoje

- Dia do Vendedor de Livros
- Dia Mundial da Luta contra as Barragens e em Defesa dos Rios, da Água e da Vida.
Nota – Esta data – das mais atuais, diante dos acontecimentos trágicos e recentes em Minas Gerais – foi definida em 1997 durante o 1º Encontro Internacional dos Atingidos por Barragens. Desde então, a data é marcada pela denúncia dos atingidos por barragens no mundo às graves violações dos direitos sociais, econômicos, culturais e ambientais causadas pelo setor elétrico.

Santos do Dia

- Eutíquio
- Afrodísio
MATILDE. Viveu entre os anos 895 e 968. Foi casada com o rei da Germânia, na Alemanha. Considerada benemérita.

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 14 de março:
- Em São Paulo, Batatais. Criado pela lei provincial de 14 de março de 1839, quando se separa de Franca
- No Ceará, Arneiroz e Mulungu
- No Maranhão, Bom Jardim e Santa Inês
- Em Santa Catarina, Dionísio Cerqueira e Rodeio
- Na Bahia, Governador Mangabeira
- No Paraná, Grandes Rios
- No Pará, Santarém Novo
Fonte: IBGE

Diário há 30 anos

Terça-feira, 14 de março de 1989 – ano 31, edição 7012

Manchete – Metrô e trens funcionam; ônibus param; CUT e CGT marcam greve geral para hoje
Editorial – Greve exige respeito ao livre-arbítrio
Cena Política (Joaquim Alessi) – Vereadores precisam repensar o nível na Câmara de Diadema.
Educação – USP prepara pós-graduação em meio ambiente.
Primeira Divisão – No Estádio Bruno Daniel, Santo André 2, Noroeste 1.
Acidente – Colisão mata três pessoas na Via Anchieta.
Polícia – Índice de roubos é elevado nas imediações das faculdades da região.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;