Política Titulo
Mulheres formam comissão para 'vigiar' vereadores
Evandro De Marco
Especial para o Diário
21/10/2004 | 09:24
Compartilhar notícia


Depois de mais de duas semanas da eleição, duas vereadoras e candidatas a uma cadeira no Legislativo de Ribeirão Pires que não foram aprovadas pelos eleitores começam a se articular para formar uma comissão especial com o objetivo de acompanhar os trabalhos dos próximos componentes da Casa.

A iniciativa é da vereadora tucana Sônia Garcia, que deixa o Legislativo no fim deste ano. De acordo com a parlamentar, a idéia surgiu no dia da eleição, antes de as urnas serem abertas. "Será uma comissão suprapartidária, aberta a todos os segmentos da sociedade, homens e mulheres. Basta a pessoa se interessar pelo assunto."

Sônia Garcia afirma que todas as sessões da Câmara serão acompanhadas de perto por alguém da comissão, que vai encaminhar sugestões e fiscalizar a ação dos vereadores. "Seremos uma ponte entre os munícipes e os vereadores", afirma a parlamentar.

A ata para a formação da comissão foi discutida nesta quarta na Câmara, durante uma sessão comemorativa ao Dia da Mulher na Política. Foram colhidas cerca de 30 assinaturas, a maioria de mulheres, inclusive de Rio Grande da Serra, onde a comissão também pretende atuar.

Outra vereadora que não conseguiu a reeleição e aderiu ao movimento é Mara Ribeiro de Moraes (PL), que tentava seu terceiro mandato consecutivo. Mesmo com a intenção de abrir espaço, sem distinção, para a população, Mara espera contar com grande presença feminina na comissão. "As mulheres precisam saber como funciona a Câmara para estarem preparadas e se candidatarem daqui a quatro anos."

A pemedebista Carla Soares Alves, 26 anos, que tentava seu primeiro mandato, também vai fazer parte da comissão e pode servir de exemplo para a participação dos jovens junto aos parlamentares do município. "Eu estou nessa mais pela defesa da ética, da fiscalização do trabalho dos vereadores. Precisamos saber quem é quem na Câmara."

A atitude das candidatas vencidas nas urnas parece não tirar a tranqüilidade de quem ficou na Casa. O vereador Gil Hamada (PTB), um dos mais fortes candidatos a presidente da Câmara a partir de 2005, acha natural a participação da comissão e até pretende facilitar a presença da população na Casa, alterando o horário das sessões, que acontecem às quintas-feiras pela manhã, para a parte da noite.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;