Política Titulo
Mauá: Damo recebe mais apoios e promete cargos
Gislayne Jacinto
Do Diário do Grande ABC
21/10/2004 | 09:21
Compartilhar notícia


Após receber o apoio nesta quarta das vereadoras Claudete Porto e Terezinha Luiz Ferreira, a Teka, ambas do PDT, além de outros 11 candidatos a vereador do PTN e PDT derrotados no último dia 3, o candidato a prefeito Leonel Damo (PV) prometeu cargos para os novos aliados caso seja eleito no próximo dia 31. "Com certeza, quem está comigo vai fazer parte da administração. Hoje quem me apóia já faz parte do meu grupo", afirmou o verde.

Ao ser questionado se o acordo com Teka e Claudete envolve o comando de uma diretoria ou secretaria da Prefeitura, Damo disse que não foi discutido esse assunto para conseguir o apoio. "Ninguém me pediu nada. É que eu entendo que todos que me ajudarem deverão fazer parte da administração", disse.

Os 13 candidatos que apoiaram o adversário de Damo, Márcio Chaves Pires (PT), no primeiro turno afirmaram nesta quarta que houve problemas na relação e citaram como exemplo a falta de estrutura na campanha. "Honramos nosso compromisso com o PT no primeiro turno. Se estamos hoje com o Leonel é porque existiu alguma falha, e agora vamos entrar de corpo, alma e coração na campanha. Vamos vestir a camisa do Leonel", disse Teka, que teve 2.553 votos, mas não conseguiu a reeleição. "Irei de casa em casa dos meus eleitores pedir para que votem no Leonel", completou a pedetista.

Claudete, que recebeu 1.954 votos mas também não foi reeleita, disse que não se sente derrotada e por isso vai ajudar o candidato verde neste segundo turno. Ela disse que o compromisso que tinha com Márcio Chaves envolvia só o primeiro turno. "Nós honramos o nosso acordo, mas agora fizemos uma avaliação de que Márcio tem dificuldades de agrupar pessoas", disse Claudete. Ela acha que por isso o petista teria mais dificuldades de compor a bancada de sustentação na Câmara.

O coordenador da campanha de Márcio, deputado estadual Donisete Braga (PT), acha que faltou "lealdade e fidelidade partidária" da parte dos 13 candidatos que disputaram na coligação com o PT no primeiro turno. "A direção do PDT continua conosco. A questão da fidelidade partidária no país deveria ser levada com mais seriedade", afirmou.

Ele ainda considera como precipitada a atitude das vereadoras Claudete e Teka. "Elas perderam o mandato e devem ter ficado sem perspectiva; na dúvida sobre quem vai ganhar a eleição, tomaram uma atitude precipitada."

Apesar do apoio dos ex-candidatos ao adversário, Donisete não acredita que a campanha de Márcio será prejudicada por conta disso. "Não vai ser qualquer situação que mudará o quadro eleitoral. O Márcio ganhou no primeiro turno, tem uma votação consolidada e novas adesões estão acontecendo", disse.

Damo, ao contrário, entende que esse grupo, que obteve 5.749 votos, vai reforçar a sua campanha para reverter a desvantagem que teve no primeiro turno em relação ao petista. "Todos vieram somar e nos dar a certeza da vitória", afirmou o verde, acrescentando que desde esta quarta o ex-prefeito Amaury Fioravanti começou a atuar em sua campanha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;