Economia Titulo
Mandelson volta a exigir esforços para salvar acordo de Doha
Da AFP
29/11/2005 | 13:01
Compartilhar notícia


O comissário europeu do Comércio, Peter Mandelson, voltou a lançar um pedido nesta terça-feira para que os sócios da União Européia, na OMC (Organização Mundial do Comércio), façam esforços em todos os aspectos das negociações com objetivo de salvar a Rodada de Doha.

"É necessário tomar decisões importantes até o começo do próximo ano para que a Rodada de Doha possa terminar como está previsto: no final de 2006 ou começo de 2007", destacou Mandelson no Parlamento Europeu.

"No entanto, até que isso aconteça, nossos sócios têm de adotar um olhar mais amplo, mas global sobre todos os aspectos de negociações. Caso contrário, não poderemos progredir", frisou Mandelson.

A duas semanas da conferência ministerial da Organização Mundial do Comércio em Hong Kong, que deve tentar avançar com a rodada de negociações multilaterais de Doha, lançada em 2001, há de um lado as posições da UE e do outro as dos grandes exportadores agrícolas, aparentemente irreconciliáveis.

A UE não irá mais além de sua proposta de reduzir os direitos alfandegários à importação para 46%, declarou na segunda-feira Mandelson, que classifica de excessivas as exigências dos Estados Unidos e do Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;