Brickmann Titulo
Não fica um, meu irmão

Onze representações no Conselho de Ética do Senado contra o presidente José Sarney, uma contra o líder tucano Arthur Virgílio

Carlos Brickmann
12/08/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Onze representações no Conselho de Ética do Senado contra o presidente José Sarney, uma contra o líder tucano Arthur Virgílio, uma ameaça de representação contra Renan Calheiros, a descoberta de que o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra, levou a filha para uma viagem ao Exterior, com passagem e diárias pagas pelo Senado, como acompanhante em um tratamento médico.
Às vezes é melhor deixar cada um com seu prejuízo e acabar com a briga, para a conta não ficar ainda maior. Não se surpreenda se a confusão do Senado acabar em samba, que é a melhor maneira de se conversar.
Claro que as coisas terão um nome mais elegante: por exemplo, pacto de governabilidade, esquecendo-se divergências passadas em benefício do futuro desta grande Nação; ou, quem sabe, acordo de estabilização política, para que a campanha eleitoral transcorra em paz.
As negociações correm bem: a Confederação Nacional da Indústria já pediu que o Senado encontre maneira de retomar as votações; Renan Calheiros, líder do PMDB, o presidente tucano Sérgio Guerra, o líder do governo, Romero Jucá, e Aloizio Mercadante, líder petista, assam a pizza. Ninguém representa contra Guerra, nem contra Calheiros; das 11 representações contra Sarney, talvez uma seja selecionada e aceita, para ser derrubada na Comissão de Ética (que se reúne hoje); seria aceita também, e também derrubada, a representação contra Arthur Virgílio. Ou, simplesmente, arquiva-se tudo contra Sarney, rejeita-se a representação contra Virgílio e a vida continua.
BOMBA-RELÓGIO
Atenção para o caso Alstom (há acusações de suborno a autoridades paulistas, durante o período tucano): está sendo conduzido no Exterior, ignorando eventuais conveniências eleitorais, e não há maneira de abafá-lo.

MARINA...
Feliz com a candidatura da senadora Marina Silva à Presidência da República, pelo PV? Marina é uma pessoa notável (o que não significa que suas ideias sejam obrigatoriamente corretas), por sua coerência, sua trajetória de vida, sua capacidade de luta. Mas Marina, se for candidata, sairá pelo PV. Um dos principais caciques do PV, que até já foi ministro, é o deputado Sarney Filho.

...E A FAMÍLIA
É notável a capacidade da família Sarney de ocupar espaços. Até há pouco, os Sarney agiam em conjunto, mas em três partidos: PMDB (José), PFL (Roseana) e PV (Sarney Filho). Agora, só em dois: Roseana também virou peemedebista roxa. E estão até no futebol: Fernando Sarney é vice-presidente da CBF.

LULA LÁ
Mal voltou da reunião da Unasul (onde se discutiram as bases militares norte-americanas na Colômbia sem a presença da Colômbia nem dos Estados Unidos), o presidente Lula já prepara suas próximas viagens: vai à Bolívia no dia 22, para encontro com o presidente Evo Morales (aquele que ocupou militarmente as refinarias da Petrobras), e à Venezuela no dia 23, para encontro com o presidente Hugo Chávez (aquele que prometeu participar da construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, e até agora não mandou nem um centavo). Se for só a viagem, tudo bem; o problema é que estas visitas aos países-irmãos têm custado cada vez mais caro, com aumentos que vão do gás natural à eletricidade.

OS XERIFES DO SEXO
O senador Romeu Tuma, do PTB paulista, interrogando um acusado na CPI da Pedofilia, quis saber se ele era homossexual - como se uma coisa fosse ligada à outra. Não foi o único caso: o senador Magno Malta, do PR capixaba, ouvindo um menor de idade (a audiência está gravada), também escancarou o que pensa. "Os papéis dizem que você é menino, mas não acho que você é menino, não" e "Fala como homem!" Lembra bem a propaganda que pegou tão mal na campanha eleitoral paulistana ("você sabe se ele é casado? Se tem filhos?"). Pois é.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;