Nacional Titulo
ANS aposta em acordo com seguradoras ainda neste mês
Por
03/10/2004 | 11:25
Compartilhar notícia


A ANS (Agência Nacional de Saúde Complementar) estima que, em duas semanas, as seguradoras de saúde deverão assinar o termo de ajustamento de conduta e aplicar 11,75% no reajuste anual de planos e seguros contratados até 1999, quando passou a valer a Lei 9.656, que regulamenta o setor. A assinatura depende ainda das negociações em andamento entre a ANS e as empresas, que estão sendo acompanhadas pelo Ministério da Justiça e o Ministério Público Federal.

Dessas negociações, sairão os critérios de reajuste para contratos antigos. Os 11,75% só estão sendo adotados graças a uma liminar que a Justiça concedeu à ANS. O diretor-presidente da agência, Fausto Pereira dos Santos, acredita que o acordo chegará ainda este mês, mas ressalta que para isso é preciso assegurar os direitos dos consumidores cujos planos não seguem as regras de reajuste que constam da legislação. “A agência quer dar tranqüilidade os consumidores de contratos anteriores à lei”, disse Santos sábado, por meio de sua assessoria de imprensa.

O consenso interessa tanto à ANS quanto às operadores, que vêm recebendo multas pesadas por causa de aumentos considerados abusivos. A maior delas, de R$ 70,7 milhões, foi para a Amil. Há dez dias foi a vez da SulAmérica Saúde, multada em R$ 56 milhões. As empresas estão amparadas na lei que determinou que os contratos fechados antes de 31 de dezembro de 1998 não precisariam ser reajustados conforme os limites impostos pela lei.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;