Economia Titulo
Megadescontos queimam os estoques em shoppings
Por Adriana Mompean
Do Diário do Grande ABC
08/03/2006 | 09:20
Compartilhar notícia


As lojas dos quatro principais shoppings centers do Grande ABC estão intensificando campanhas de liquidações com descontos que chegam até 70%, com o objetivo de torrar os estoques da coleção primavera-verão, que começarão a se ser substituídos a partir do próximo dia 15 por peças de outono-inverno. Alguns lojistas, que até o início do mês anunciavam preços 50% mais em conta, ampliaram promoções para atrair cada vez mais consumidores nesta reta final – para a troca de coleções.

Atualmente, as liquidações atingem de 60% a 70% das lojas dos shoppings Metrópole, em São Bernardo, Shoppings ABC e ABC Plaza, em Santo André e Mauá Plaza Shopping, em Mauá.

"Os lojistas intensificam as liquidações no início do ano, após as compras de Natal. Este será praticamente o último final de semana para aproveitar a maioria das liquidações, pois as lojas já começam a trocar as coleções a partir da segunda quinzena do mês", diz Elizabete Henriques, gerente de marketing do Shopping ABC. Segundo lojistas, as peças de vestuário e calçados da coleção outono-inverno chegam a custar de 20% a 30% mais.

Promoções – De acordo com Ariane Oliveira, assessora de Marketing do Mauá Plaza Shopping, as promoções se concentram principalmente em lojas de vestuário e calçados. "É uma liquidação para queimar estoques. Quanto mais perto chega a troca de coleção, mais os preços vão caindo", diz.

De acordo com Henrique de Carvalho, superintendente do Shopping ABC Plaza, cerca de 20% das lojas do estabelecimento já estão com peças da nova coleção outono-inverno. "Também existem algumas lojas que ainda possuem uma parte da vitrine da coleção de primavera-verão em liquidação e outra da nova coleção."

Lojistas – A maioria dos lojistas ouvidos pelo Diário projeta crescimento de 10% a 15% nas vendas relativas aos três primeiros meses do ano, período comum de liquidações, em relação ao mesmo período do ano passado.

"As vendas deste início de ano aumentaram cerca de 12% em relação ao ano passado, mas tínhamos a expectativa de vender um pouco mais", afirma Renato Mendes, gerente da Khelf, loja de moda masculina e feminina do Shopping ABC Plaza. A loja, que até a semana passada oferecia descontos de até 50%, aumentou o percentual para até 70%. "A cada semana, estamos apostando nas promoções para aquecer as vendas e eliminar todas as peças da coleção passada", diz.

Outra loja que também intensificou a campanha de queima de estoques foi a Simulassão, do Shopping Metrópole. Quando a promoção começou em 15 de janeiro, os descontos chegavam até 20%. Após 15 de fevereiro, a loja já anunciava preços até 50% mais em conta. Atualmente, os clientes da loja podem encontrar algumas peças com redução de preços de até 70%. "Já saiu bastante coisa. O problema é que em algumas peças de roupas não temos todos os números e cores para oferecer aos clientes", diz a gerente Sueli Amorim.

Muitas lojas de grife também oferecem boas promoções para o consumidor. No Shopping ABC, lojas como Guaraná Brasil, Opera Rock, Arezzo, Zoomp e Gregory praticam descontos que variam de 60% a 70%. "O cliente fidelizado à loja aproveita este período para renovar o guarda-roupa", afirma Bruna Regina de Souza Silva, gerente da Guaraná Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;