Palavra do Leitor Titulo
Homenagem a Celso Augusto Daniel

Hoje, completam-se dez anos da morte do homem Celso Augusto Daniel...

Dgabc
20/01/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Hoje, completam-se dez anos da morte do homem Celso Augusto Daniel. Sim, porque antes de ser prefeito de Santo André e uma das principais e últimas lideranças políticas do Grande ABC, Celso foi, acima de tudo, um grande homem.

As motivações que culminaram no seu assassinato e o imbróglio jurídico em que se transformou o caso, precisam, é verdade, de definição urgente. Disso não temos dúvidas. Porém, não podemos deixar que o tema oculte a sua rica biografia pessoal.

Assassinado aos 50 anos de idade, Celso teve sua trajetória encerrada no auge da vida. Andreense de nascimento, tinha amor pela cidade, pelo esporte, pelas pessoas, pelo progresso e pela vida.

Engenheiro civil formado pela Escola de Engenharia Mauá, mestre em Administração pela Fundação Getulio Vargas e doutorando em Ciências Políticas pela Pontifícia Universidade Católica, Celso tinha um currículo invejável e, mesmo assim, possuía hábitos simples. Nas horas vagas, por exemplo, era jogador de basquete da equipe de veteranos da Pirelli.

Pirelli esta que o inspirou a criar o audacioso projeto Cidade Pirelli, abandonado por 13 anos. E agora retomado e aperfeiçoado pelo nosso governo. O projeto, assim como queria seu idealizador, vai fomentar o desenvolvimento e a economia da cidade, criar outros postos de emprego e proporcionar benefícios para toda a população.

Celso Daniel também tinha a visão do futuro de Santo André, como estamos conseguindo implantar à frente da Prefeitura. Hoje administramos Santo André não apenas para o presente, mas também para o futuro, para daqui a 20 anos, como Celso idealizou.

Assim, muito mais do que palavras, acredito que o progresso de Santo André, cidade onde Celso Daniel nasceu, cresceu, viveu e tanto amou, refletido na retomada do Projeto Pirelli, é a maior homenagem que poderia prestar a esse grande andreense.

Aidan Ravin é prefeito de Santo André.

PALAVRA DO LEITOR

Poetas

Senhor Carlos Roberto Panini, secretário de Cultura de Santo André, gostaria de já lhe atarefar, e à sua equipe, com solicitação de extrema urgência: reflitam sobre a possibilidade de dinamizar o espaço já existente na Prefeitura da cidade que comporta também o prédio da biblioteca. Senhor secretário, na biblioteca funciona espaço semiobsoleto e que é frequentado uma vez por mês por poetas, poetisas, escritores e contistas de nossas sete cidades e alguns de São Paulo. E meu apelo é para que se estenda esse dia para no mínimo quatro vezes ao mês, sendo uma por semana. Pois a fome desses iluminados pensadores emocionais precisa ser conhecida e reconhecida, e seria prudente, também, que um computador ficasse à disposição.

Cecél Garcia, Santo André

Gol do Neymar

Brasileiro é o povo mais estranho do mundo! Quando um estrangeiro qualquer realiza feito grandioso este é estampado em primeiras páginas, é comentado em rodas de amigos e, tanto no rádio quanto na TV, o assunto é esgotado ao extremo. No entanto, quando um brasileiro realiza feito de alcance mundial e recebe o mesmo tratamento, passa a ser vítima de crítica de pessoas com dor de cotovelo. A escolha do gol mais bonito foi realizada entre três escolhidos pela Fifa e ainda com o consenso da mídia esportiva brasileira, o que é um milagre. Portanto, aos incomodados resta apenas redigir requerimento à Fifa e pedir a anulação do resultado, propondo um do gosto dos mesmos.

Wilson Cordeiro, São Bernardo

Leis do trabalho

Num momento em que todos pugnam por reformas institucionais no Brasil e dentre as quais a trabalhista, para que possamos ter competitividade no cenário econômico mundial, noticia-se fato desastroso como a recém-promulgada Lei 12.551, que equipara para fins de subordinação jurídica o uso de meios telemáticos e informatizados de prestação de serviço. E o mais grave, embutido na vetusta CLT, que passa a ter aplicação geral. A CLT reconhece o vínculo de emprego mediante quatro requisitos: pessoalidade, subordinação, dependência econômica e habitualidade. O delírio legislativo criou a condição de que se qualquer funcionário telefonar ou encaminhar e-mail à empresa após o horário normal de trabalho este poderá pleitear horas extras com todos os seus acréscimos e reflexos. São medidas que além de não beneficiar patrões e empregados e prejudicar o mercado de trabalho criam mais insegurança jurídica no ‘País dos empreendedores', obrigando-nos à seguinte expressão: ‘seria cômico se não fosse trágico'.

Adauto Campanella, São Caetano

Resposta

Em resposta à leitora Nicéia Bars (Mauá, dia 14), a Prefeitura de Mauá esclarece que todos os secretários municipais estão desempenhando atividades profissionais normalmente. Todos os setores continuam com tarefas de prevenção e monitoramento das áreas de risco e dos demais bairros, neste período das chuvas de verão. Entre as ações realizadas estão a limpeza de 3.902 bocas de lobo, 92 poços de visita, 4.800 metros de sarjetas, galerias e canaletas, lixo recolhido das vias em 222 caminhões e 2.600 toneladas de entulho, areia e terra de rios e córregos. São dez agentes de Defesa Civil que já atuam no município, 40 guardas-civis municipais com formação em Defesa Civil, 49 voluntários que integram o Núcleo de Defesa Civil dos Jardins Sonia Maria e Silvia Maria e outros 20 agentes em formação para integrarem o Nudec do Jardim Zaíra e 14 para o Nudec dos Jardins Rosina e Oratório para atuarem na prevenção e atendimento da população em situações de risco.

Prefeitura de Mauá

Ratos

Duas ratazanas gordas foram encontradas mortas no Senado. De que partidos eram?

Mário A. Dente, Capital




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;