Social Titulo Arte
Arte de artefatos vindos do japão chega à São Paulo

Atividade aberta ao público inicia essa semana

da Redação
17/01/2018 | 08:18
Compartilhar notícia
Divulgação


 A primorosa arte “Koguei” chega à São Paulo 

 

 

Exposição de artefatos vindos do Japão podem ser conhecidos na Galeria DECO

 

De 19 de janeiro a 02 de fevereiro

 

Abre para o público, a partir do dia 19 de janeiro, a Mostra “Arte Koguei na Casa Brasileira”, na Galeria Deco, bairro da Bela Vista, em São Paulo.  A exposição traz luz às técnicas milenares e ancestrais japonesas da chamadaArte “Koguei” -  criações complexas feitas com elementos da natureza como água, fogo, madeira e terra.

 

Entre os trabalhosestão obras feitas com o papel WASHI, declarado recentemente pela UNESCO comoPatrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e a INAMI CHOUKOKU, tradicional técnica japonesa de entalhe em madeira.

 

A mostra percorre e traduz 11 técnicas diferentes da arte “Koguei” produzidas em várias províncias do Japão e ainda pouco conhecida no Brasil. De forma didática o visitante poderá conhecer produtos feitos em Laca, Vidro, Madeira, Pedras, Cobre, Cerâmica, Porcelana, Tecidos, Seda e Junco, identificados em criações como vasos, esculturas, quadros e utilitários.

 

“O intuito da exposição é a divulgação no Brasil de uma importante parte da cultura Japonesa”, comentam os curadores brasileiros da Mostra – Marisa Ota e Igor Miyahara. “Há um interesse na preservação da cultura japonesa mas também pretendemos difundir que estes  produtos por serem de alta complexidade técnica e artesanal estão no limiar da obra de arte em si.”

 

A “Arte Koguei na Casa Brasileira”, é uma iniciativa da Instituição Combridge Corporation, de Tóquio, que atua em programas de revitalização, valorização e de preservação da propriedade intelectual dos micros e pequenos  produtores tanto no próprio Japão como os promovendo em outros países.  São  trabalhos de  técnicas variadas e de alto valor agregado. Ito Shunsuke, CEO da Combridge Co., estará em São Paulo por ocasião da Mostraque  ocupará a  Galeria Deco especializada em obras de arte de origem japonesa e de descendentes residentes no país.

 

Serviço:

Exposição - “Arte Koguei na Casa Brasileira”

A partir de 19 de janeiro, até 02 de fevereiro.

Entrada Gratuita.

Vernissage para convidados dia 19/01, a partir das 18h.

Galeria Deco:

Rua dos Franceses, 153 Bela Vista tel. (11)3289-7067

Horário de funcionamento: segunda à sexta, das 10h às 18h. Sábados e domingos, das 11h às 18h. (Aberta dia 25, feriado, das 11h às 18h).

 

* Abaixo relação de todos os artistas, suas técnicas e regiões de procedência:

 

Artista e Técnica

Região

1

ODATE MAGEWAPPA

CEDRO

Odate , Akita

2

KAWATSURA SHIKKI

LACA JAPONESA

Kawatsura , Akita

3

EDO KIRIKO

VIDRO

Edo, Tóquio Metro.

4

KOSYU SUISHOKISEKIZAIKU

CRISTAL

Kosyu, Yamanashi

5

TAKAOKA DOKI

ESTANHO

Takaoka, Toyama

6

INAMI CHOUKOKU

MADEIRA

Nanto, Toyama

7

MINO WASHI

Papel WASHI

Mino, Gifu

8

MINO YAKI

CERÂMICA

Tajimi, Gifu

9

TOYOOKA KIRYUZAIKU

CESTARIA

Toyooka, Hyogo

10

KUMAMOTO TATAMI OMOTE

TATAMI
(Japanese mat)

Yatsushiro, Kumamoto

11

HONBA AMAMI OSHIMA TSUMUGI

TÊXTIL

Tatsugo, Kagoshima

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;