Direitos do consumidor Titulo
Como não se endividar com cartão de crédito

As taxas do crédito rotativo chegaram a 192,94% ao ano

Idec
03/05/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Quando o consumidor decide pagar a quantia mínima na fatura do cartão de crédito, que atualmente gira em torno de 15%, deixando para quitar o restante da conta depois, significa que está utilizando o crédito rotativo da instituição financeira, que é corrigido por juros elevados.

Segundo levantamento feito pela Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), as taxas do crédito rotativo chegaram a 192,94% ao ano, em janeiro de 2013. Em 2010, o BC (Banco Central) aumentou o percentual mínimo das faturas do cartão de crédito de 10% para 15%, mas preferiu não elevá-lo novamente em 2011 (para 20%).

"A promessa de juros reduzidos precisa ser recebida com ressalvas pelo consumidor. Os juros continuarão altos e o crédito rotativo é um grande fator para o risco de superendividamento. Caso o consumidor já esteja endividado com o cartão de crédito, é preciso que ele busque outras linhas de crédito mais baratas", afirma a gerente jurídica do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Maria Elisa Novais.

Desde o fim de agosto do ano passado, as instituições financeiras têm tomado medidas para diminuir os juros do cartão. Isso se deve à pressão do governo para que os bancos particulares baixem as taxas do crédito rotativo dos cartões de crédito. Mas, segundo Novais, ainda não ficou claro ao consumidor como serão praticadas as taxas reduzidas, quem terá direito, quais os critérios adotados para conceder taxas menores etc.

CHECK-LIST DA ORGANIZAÇÃO DE SUAS FINANÇAS

- Procure realizar as compras à vista, evitando parcelamentos;

- Pesquise preços e peça descontos - especialmente ao comprar à vista;

- Caso o parcelamento seja inevitável, pesquise as menores taxas de juros;

- Evite gastos desnecessários; priorize o pagamento dos débitos que incidem juros mais

altos - como o cheque especial e o cartão de crédito;

- Não contraia novas dívidas;

- Organize seu orçamento doméstico;

- Gaste somente 90% do que você ganha - o resto guarde para gastos não programados. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;