Economia Titulo Financial Times
FT destaca queda do mercado no Brasil dias após caderno especial sobre país
19/05/2017 | 05:40
Compartilhar notícia
Divulgação


Três dias depois de publicar um caderno especial sobre o Brasil, enfatizando que a economia local mostra sinais de retomada após uma forte recessão, o jornal britânico Financial Times estampa o País em sua capa com a manchete: "Mercados no Brasil desabam após acusações de que Temer avalizou pagamentos de propina". O periódico relata que denúncias de que o presidente foi gravado aprovando pagamentos de suborno agitaram os mercados financeiros do País na quinta-feira, fazendo com que as ações e a moeda baixassem em meio aos temores dos investidores de que seu governo poderia entrar em colapso.

A publicação detalha que mecanismos de interrupção dos negócios financeiros (stop loss) foram acionados quando a bolsa local caiu 10,47% logo pela manhã. "O real enfraqueceu 7% em relação ao dólar devido aos temores de que as denúncias torpedeariam o programa de reformas do governo, crucial para as finanças públicas do país. Temer negou veementemente as alegações", trouxe o veículo. O FT lembra que Temer e sua coalizão de centro-direita chegaram ao poder em agosto passado, após o impeachment por violações orçamentárias de sua antecessora de esquerda, Dilma Rousseff. "Se as acusações levarem ao impeachment de Temer, seria a primeira vez desde pelo menos o início do período democrático moderno do Brasil, há mais de 30 anos, que dois presidentes seriam removidos em rápida sucessão."

O Financial Times cita que o jornal O Globo informou que Joesley e Wesley Batista, respectivamente presidente e diretor-executivo da JBS, maior empresa de carnes do Brasil, apresentaram uma gravação secreta de Temer aprovando subornos a Eduardo Cunha, o ex-presidente da Câmara, às autoridades. Assim como já havia publicado ontem, o periódico comenta que o episódio ocorre quando o establishment político e corporativo do País começa a se recuperar de investigações de corrupção política na estatal Petrobras em um escândalo conhecido como Operação Lava Jato, que também envolveu Temer e oito de seus ministros, além de grande parte do Congresso.

"Analistas disseram que, a menos que Temer possa rapidamente provar que as alegações eram falsas, seu programa de reforma provavelmente estará morto, deixando a economia brasileira em grave risco de um déficit fiscal insustentável", trouxe a publicação. "A maior economia da América Latina está apenas começando a sair da pior recessão da história, quando o Produto Interno Bruto (PIB) contraiu mais de 7% ao longo de dois anos."

Mais uma vez citando O Globo, o FT relata que Temer ouviu de Joesley Batista que a JBS estava pagando a Cunha, que está cumprindo 15 anos de prisão em função da Lava Jato, para ficar em silêncio. O presidente teria respondido: "Você tem que manter isso, OK?". A denúncia não especificou o que Cunha, que foi crucial no processo de impeachment de Dilma, sabia para ser solicitado para ficar em silêncio. Confirmando a reunião com Joesley na residência oficial de Temer, o gabinete do presidente disse que "não havia nada no diálogo que comprometa a conduta do presidente". Também foi divulgado que Temer "nunca pediu pagamentos para obter o silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha". A JBS não quis comentar. Cunha, que está preso, não pode ser contatado para comentar.

Manifestantes se reuniram na noite de quarta-feira, na frente do palácio presidencial de Brasília e na principal avenida de São Paulo, tocando buzinas e gritando: "Fora, Temer!". O presidente, "que já sofre com um índice de aprovação de apenas 9%, está lutando para introduzir mudanças profundamente impopulares no sistema previdenciário excessivamente generoso do Brasil", descreve o jornal. O FT também cita que, se as denúncias forem provadas, o presidente poderá ser removido do cargo de quatro maneiras: julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por obstrução à Justiça ou dentro de um caso de supostas irregularidades na eleição de 2014, quando ele era vice-presidente; ele também pode sofrer impeachment ou simplesmente renunciar.

"O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, um importante aliado que também está sendo investigado por corrupção, seria obrigado a realizar uma eleição indireta dentro de 30 dias, quando legisladores escolheriam um presidente interino para servir até as eleições programadas para o próximo ano." O STF e o Congresso também estão considerando modificações que permitiriam que as eleições gerais fossem realizadas imediatamente em tais casos, mas ainda não foram aprovadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;