Política Titulo Condenado no Mensalão
Sindicato dos Metalúrgicos abre portas para Genoino
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
08/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC:


Condenado no escândalo do Mensalão, o ex-deputado federal José Genoino (PT) será contratado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC para proferir palestras esporádicas a trabalhadores da categoria, principalmente na região e na Grande São Paulo. O ex-presidente nacional do partido não dará expediente diário na entidade.

Professor de História, Genoino já ministrava palestras. Um dos fundadores do petismo, ele exerceu esse tipo de atividade adicional, em especial quando não se reelegeu em 2010 – ficou como suplente. O petista, eleito a seis mandatos na Câmara Federal, assumiu a cadeira somente em 2013, mesmo ano em que teve prisão decretada pelo STF (Supremo Tribunal Federal), condenado a seis anos e 11 meses.

Na época em que ele seria julgado pela Corte, a diretoria do sindicato foi até a sua residência prestar solidariedade. Na eleição de 2002, marcada pela primeira vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nas urnas, Genoino foi candidato ao governo do Estado – foi derrotado pelo atual governador Geraldo Alckmin (PSDB).

“Acreditamos em sua inocência e por isso viemos aqui trazer a nossa solidariedade ao companheiro, que sempre esteve ao nosso lado em todas as greves na Scania, na Volks, na Ford, na Mercedes e em outras fábricas da base”, disse Rafael Marques, ao site oficial do sindicato. Naquele ano, era vice-presidente da entidade sindical e hoje é o atual comandante. Na ocasião, Genoino relembrou sua experiência no curso de formação do sindicato.

Vice-presidente estadual do PT, Rozane Sena, a Zaninha, admitiu que a atuação de Genoino como palestrante foi conversada dentro do partido. Segundo a dirigente, a proposta se deu depois de movimentos sociais demonstrarem interesse em acompanhar a discurso do ex-deputado. “Ele é pessoa experiente tanto no Parlamento quanto na luta pela democracia. Alguns setores da sociedade colocaram essa questão, de querer ouvi-lo, o que poderia acontecer até de forma voluntária ou mesmo a militância pode contribuir com rateio e assim garantir a presença dele”, relatou a petista.

Ligado ao movimento sindical, o deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT), citou ter ciência que “de vez em quando” o ex-colega de bancada profere palestras, mas despistou sobre possível contrato com o sindicato. “Não sei se haverá contrato (com os Metalúrgicos), só sei que ele é muito capaz, grande quadro, com conhecimento profundo da história”, frisou, ao negar que iniciativa teria como objetivo auxiliar financeiramente o correligionário. “O ganho seria para o sindicato, ajudando em eventual curso de formação sindical.”

O sindicato descartou, entretanto, que haja “contratação de Genoino em curso”.

Em 2013, o petista foi condenado por corrupção ativa no Mensalão. Em 2014, ele foi intimado pela vara de execuções a pagar, em dez dias úteis, multa de R$ 468 mil. Um site, criado por apoiadores, arrecadou R$ 762 mil em doações. O STF extinguiu no ano passado a pena. Apesar de não ter mais pendências com a Justiça, Genoino segue impedido de disputar cargos eletivos por causa da Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura, por oito anos, de políticos condenados criminalmente por órgão colegiado. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;