Setecidades Titulo Insuficiente
Piscinões somarão só 3,5% à capacidade
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
15/01/2011 | 07:25
Compartilhar notícia


Os dois piscinões que o governo do Estado prometeu para o Grande ABC pouco acrescentarão na capacidade de retenção de água das chuvas. Atualmente, os 19 piscinões espalhados pela região têm capacidade para armazenar quase 4 milhões de metros cúbicos. Cada metro cúbico equivale a 1.000 litros.

Os dois novos reservatórios - em São Bernardo e Mauá - somarão apenas 135 mil metros cúbicos, o que representa pouco mais de 3,5% da capacidade atual.

O piscinão Miranda D'Aviz, em Mauá, comportará 100 mil metros cúbicos, enquanto o Pindorama, em São Bernardo, poderá receber até 35 mil.

Segundo o Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), órgão estadual responsável pelos piscinões, ainda não há data para início das obras, já que as construções dependem da liberação de verbas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) 2. O investimento total é de R$ 30 milhões. Não foi divulgado o tamanho da área dos reservatórios.

O secretário de Serviços Urbanos de São Bernardo, José Cloves da Silva, informa que o piscinão será construído próximo à praça de esportes Antonino Assumpção, no Alvinópolis. "O objetivo é reduzir as enchentes na Avenida Piraporinha e na Via Anchieta", informa.

Ele revela que a Prefeitura tem planos de construir também duas piscininhas na Vila Vivaldi. Cada reservatório deverá ter capacidade de dez mil metros cúbicos.

Para especialista, só reservatórios não resolvem problema

Os piscinões são boas alternativas para combater enchentes, porém, outras medidas devem ser tomadas para que o problema seja resolvido. Esta é a avaliação do coordenador do curso de Engenharia Ambiental da Fundação Santo André, Murilo Valle.

"É preciso aumentar a quantidade de superfícies permeáveis", avalia. Segundo Valle, o uso do asfalto aumenta a velocidade da água e faz crescer o risco de cheias.

Outra sugestão é a construção de reservatórios menores. "Seria bom em locais intermediários, antes de a água chegar ao final da bacia. Amorteceria o problema." 

Jaboticabal deverá ter licitação lançada em 15 de fevereiro

O Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) deverá lançar em 15 de fevereiro a licitação para construção do piscinão Jaboticabal, que será erguido na divisa do Grande ABC com a Capital e será o maior instrumento para conter as enchentes na região.

O reservatório terá capacidade para reter cerca de 900 mil metros cúbicos de água e irá beneficiar população estimada em 500 mil pessoas, em bairros de São Caetano e São Paulo.

O equipamento será instalado entre o Ribeirão dos Couros e os córregos Oratório e Jaboticabal, região historicamente afetada por inundações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;