Cultura & Lazer Titulo Teatro
A freira é pop
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
24/11/2010 | 07:12
Compartilhar notícia


Fogo no convento é eufemismo para ilustrar a meteórica ascensão da irmã Maria José. De patinho feio na célebre montagem de "Nunsense", que fez sucesso no circuito off-Broadway e ganhou diversas versões tupiniquins - a mais conhecida delas "Noviças Rebeldes" - a religiosa ganhou direito de resposta para contar a sua versão da história em "A Noviça Mais Rebelde", que será exibida no fim de semana no Teatro Lauro Gomes, em São Bernardo.
A ideia de destacar a personagem partiu do intérprete de Maria José na versão feita só com homens, o ator Wilson de Santos, e foi acatada imediatamente pelo autor do musical original, Dan Goggin.
"A irmã Maria José era extremamente carismática, mas nunca tinha chance, sendo a piada do espetáculo. Ela passava a montagem inteira roubando a cena, todos ficavam a favor dela, porque o povo gosta de torcer pelo menos favorecido", conta Wilson.
Na montagem original, as freiras realizavam um show de talentos beneficente para angariar fundos para enterrar irmãs que foram mortas ao ingerir sopa estragada.
Nesta montagem, Maria José surge sozinha, após conseguir voto de confiança da madre superiora para mostrar seus dotes artísticos, até então relegados. Só que a diretora do convento se atrasa e a protagonista se vê obrigada a tocar o show sem ajuda - e muito menos ordens - e deslumbrada pela oportunidade de tomar conta do palco.
"Não foi tarefa fácil tirar a José daquele universo em que era controlada pela madre e colocá-la na situação em que tem possibilidade de fazer o que quer", completa o intérpreta sobre o fato da personagem ser engraçada por ser submetida ao julgamento e desmando de outras.
Para ser representada como protagonista, a personagem levanta sua história, relembra causos da adolescência, fase em que era ‘da pá virada', e das revelações que teve para se tornar religiosa. Dá uma palha também do seu talento de imitadora, entoando canções conhecidas de todo mundo
Como anfitriã, ela conduz o espectador ao ambiente do espetáculo, usando a simpatia para desarmar a sisudez. "Tem rodada de bingo, jogo de roleta, ela mesma recebe as pessoas na porta do teatro."
Cantar, dançar, atuar e improvisar frente à plateia não é mais um desafio para o ator. "Já a conhecia, sabia como situá-la. Fiquei ensaiando por mais de cinco meses, todos os dias, para a outra versão. Não existe a intenção de caricaturizar a personagem só porque um homem a interpreta. Meu trabalho de composição da irmã foi de incorporá-la como se fosse uma mulher verdadeira", finaliza Wilson.

A Noviça Mais Rebelde - Teatro. No Teatro Lauro Gomes - Rua Helena Jaquey, 171, São Bernardo. Tel.: 4368-3483. Sáb., às 21h e dom., às 19h. Ingr.: R$ 40 (antecipado) e R$ 50.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;