Economia Titulo MATERIAL
Custo da construção recua 0,12%
04/11/2010 | 07:01
Compartilhar notícia


O CUB (Custo Unitário Básico) da construção civil do Estado de São Paulo registrou variação negativa de 0,12% em outubro ante o mês anterior, atingindo R$ 903,50 por metro quadrado.

 
Conforme pesquisa realizada pelo SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e a FGV (Fundação Getúlio Vargas), no acumulado do ano o indicador registra alta de 5,63% e de 5,74% nos doze meses terminados em outubro. O CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos do setor para utilização nos reajustes dos contratos de obras.

VARIAÇÃO NEGATIVA
A variação negativa apurada no mês passado se deve a queda dos preços de materiais de construção, cujos custos apresentaram deflação média de 0,28% ante setembro. Ao mesmo tempo, as despesas das empresas com mão de obra e administrativos não variaram no mês.

PRINCIPAIS ALTAS
No período, as principais altas foram registradas em bacia sanitária com caixa acoplada de 6 litros (0,95%), vidro liso transparente 4 mm (0,91%) e cimento CPE-32 saco de 50 quilos (0,70%). No mês, todos os 41 insumos da construção civil pesquisados pelas entidades para fazer a variação do CUB registraram altas de preços inferiores ao IGP-M, que foi de 1,01%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;