D+ Titulo Decoração
Casa sustentável

O cuidado com o meio ambiente foi marcante na 38ª Gift Fair, que ocorreu este mês na capital paulista

Raquel de Medeiros
Do Diário do Grande ABC
15/03/2009 | 07:05
Compartilhar notícia


O cuidado com o meio ambiente foi marcante na 38ª Gift Fair, conhecida como a maior feira de bens de consumo doméstico da América Latina, que ocorreu neste mês na Capital.

Entre as peças que mais ganharam destaque, estavam aquelas feitas de plástico misturado com matérias-primas naturais. "Assim você deixa de usar uma parte de material esgotável para utilizar uma fonte renovável", afirma a Diretora de Produto da Coza, Cristina Zatti.

A marca fabrica três tipos de peças ecologicamente corretas: de plástico e madeira, plástico e fibra de coco e as 100% biodegradáveis, feitas com amido de batata. "Estas se desintegram inteiramente com o uso. Não prejudicam o meio ambiente. O tempo de duração da peça varia muito, dependendo de onde se usa. Se colocada dentro de um armário, em lugar seco, dura por muito tempo. Em locais úmidos ou molhados, ela se decompõe em alguns meses", afirma Cristina.

A OU lançou uma coleção de produtos duplamente ecológicos: com 40% da composição feita do bagaço da cana-de-açúcar misturada ao plástico convencional. Além disso, o bagaço, que seria dispensado e queimado, é reutilizado em vez de gerar mais gás carbônico ao meio ambiente.

O bambu é a principal matéria-prima utilizada pela Welf para a produção de utensílios domésticos, como cabos de talheres, travessas, entre outros acessórios de cozinha e banheiro. Por ser autossustentável e resistente, também contribui para a preservação ambiental, que é um dos principais objetivos da marca.

Esteticamente, todos estes produtos têm aparência mais rústica e caem bem em decorações mais descontraídas e modernas. A grande vantagem é poder adequar a casa às últimas tendências e, de quebra, ainda contribuir com o meio ambiente.

Transparência e cores - O vidro e o plástico também ganharam destaque na 38ª edição da Gift Fair. Vasos, travessas, utensílios para banheiro e enfeites surgiram pra lá de coloridos.

O lilás apareceu como tendência na feira, seguido pelo azul, o vinho, o verde e o âmbar. Porém, os produtos nas tradicionais cores vermelho, branco e preto também não perderam espaço. "As três tonalidades têm muita saída, independentemente do que está na moda", afirma o Diretor Comercial da Luvidarte, Helder Manoel Marques Cordeiro.

Na marca Porcelana Schimidt, o lilás também pôde ser encontrado em jogos de jantar e canecas.

Além disso, a cor apareceu nos abajures coloridos da Tupy, que participou do Salão Internacional de Decoração, Arquitetura e Design, que ocorreu simultaneamente com a Gift Fair.

Os acessórios coloridos são perfeitos para quem quer tirar a monotonia da residência, sem fazer grandes investimentos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;