Política Titulo Saneamento
Sabesp e Saned fecham parceria inédita para saneamento básico
Por Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
30/12/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


Em uma parceria inédita entre os municípios da Região Metropolitana, representantes da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e da Saned (Companhia de Saneamento de Diadema) assinaram ontem à tarde um protocolo de intenções para chegar aos 100% de esgoto coletado e tratado no município do Grande ABC.

Hoje, Diadema, que municipalizou o serviço de saneamento em 1995, possui 89% do esgoto coletado e apenas 13% tratado - uma das justificativas da administração é ter parte de seu território em área de preservação de manancial.

O documento, assinado pelo prefeito José de Filippi Júnior (PT) e o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, tem por objetivo criar uma empresa para operar, de forma exclusiva, os serviços de água e esgoto em Diadema. O prazo para discussão dos investimentos necessários será de três meses.

"Acredito que em março do próximo ano estaremos assinando o contrato", afirmou Oliveira, que garantiu ser uma parceria pioneira entre os municípios permissionários da Sabesp na Região Metropolitana.

Ainda segundo Oliveira, Diadema possui "dívida grande acumulada" com a Sabesp, fruto de pendências judiciais de mais de dez anos. "Para nós, o valor é de R$ 685 milhões, mas vamos discutir com o município nesses três meses."

Para a presidente da Saned, Neuceli Bocatto, não se trata de dívida. "Temos um valor devido de indenização, ainda questionado na Justiça, que vamos rever e discutir agora". O valor não foi informado. Até 2010, a Prefeitura tem plano de chegar a 60% de esgoto coletado e tratado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;