D+ Titulo
Evite a fadiga ocular
Por Juliana Ravelli
Especial para o Diário
06/04/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


Permanecer o dia inteiro na frente de um computador tornou-se rotina diária de diversos profissionais, porém, é necessário cautela. Forçar os olhos durante horas ininterruptas pode ocasionar astenopia, mais conhecida como fadiga ocular ou síndrome ocular do executivo.

 A doença ocorre quando músculos do interior dos olhos trabalham excessivamente. Tanto pessoas que utilizam óculos devido a outros problemas quanto as que nunca apresentaram nenhum distúrbio podem ter fadiga ocular.

 Dor de cabeça, olhos vermelhos, ardência, sensação de olhos secos e cansados são os principais sintomas da astenopia. Segundo o professor da disciplina de oftalmologia da Faculdade de Medicina do ABC, Gustavo Salomão, hoje, os atendimentos em consultórios crescem de 25% a 30% em decorrência desse mal.

 O consultor do Instituto Varilux da Visão, Marcus Sáfady, afirma que a primeira coisa a fazer é procurar um oftalmologista. “Só ele pode fazer corretamente o diagnóstico e indicar o tratamento mais apropriado.”

 Diminuir a carga horária em frente ao micro também é fundamental. “A cada uma hora de uso de computador o paciente deve descansar em torno de dez minutos, utilizar colírio, além de não esquecer de piscar para lubrificar os olhos”, aconselha Salomão.  (Surpervisão Rosângela Espinossi)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;