Economia Titulo
Venda de veículos e peças no varejo tem alta de 22,6%
Por Cristiane Bomfim
Do Diário do Grande ABC
19/02/2008 | 07:04
Compartilhar notícia


Em um ano em que a indústria automobilística bateu todos os recordes, com vendas 27,8% maiores que em 2006 (foram vendidas 2,3 milhões de unidades) e a venda de imóveis foi a melhor das duas últimas décadas, o comércio varejista de veículos, motos e peças teve crescimento de 22,6%. Os materiais de construção também sofreram alta de 10,8% em 2007.

Os números fazem parte da pesquisa do mercado varejista nacional ampliado, divulgada ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Este estudo considera além das oito principais atividades do varejo (citadas na tabela acima), os materiais de construção e a venda de carros.

“O principal motivo para esta elevação é a queda de juros e possibilidade de parcelar em muitas vezes o pagamento do produto”, explica o economista do Observatório Econômico doGrande ABC, Moisés Pais dos Santos.

Hoje, é possível parcelar um carro novo em até 72 vezes e os materias de construção civil podem ser adquiridos em parcelas e primeiro pagamento em até 60 dias depois da compra. “A população está aproveitando os juros menores e o crédito para investir em bens de consumo duráveis. Nunca foi tão fácil comprar um carro como agora”, comenta.

No ultimo trimestre de 2007, as vendas do setor de veículos registraram alta, sendo que outubro foi o mês: crescimento de 30% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Em dezembro alta foi de 13%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;