Setecidades Titulo
Sabesp reduz nível de perda de água nas cidades do Grande ABC
Célia Maria Pernica
Do Diário do Grande ABC
19/02/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo) conseguiu reduzir no índice de perda de água (desperdiçada e não registrada) nas cidades que atende no Grande ABC. Em São Bernardo, em relação ao total de água distribuída, o índice de redução de perda foi de 32% do volume total, o que corresponde a uma diminuição de 11% se comparado a 2006. Em Ribeirão Pires, a perda de água foi de 26% e, em Rio Grande da Serra foi de 22%, ambos menores do que em 2006.

A Companhia garante que mesmo com o crescimento populacional na região a produção de água não será afetada.

“A demanda no abastecimento será suprida pela redução na perda de água em 2007”, disse Roberval Tavares de Souza, superintendente da Unidade de Negócio Sul da Sabesp .

A Sabesp diz que o índice de redução caiu em toda a região metropolitana. Com isso, a companhia irá manter o nível das represas, colaborando para evitar racionamento e para preservar o meio ambiente.

Souza explica que a perda total de água se divide em perda de faturamento (fraudes e ligações clandestinas) e perdas físicas (vazamentos). “As ações que proporcionaram a redução foram de combate a fraudes, “gatos” e vazamentos, além de instalação de controle de pressão na rede e troca de hidrômetros”, afirma Souza.

A Sabesp realizou a troca de cerca 7.000 hidrômetros na região. “Esse aparelho possui prazo de validade. Trata-se de um trabalho contínuo”, disse o superintendente. A companhia possui cerca de 222 mil ligações nas três cidades.

PERSPECTIVA

A Sabesp tem por meta reduzir ainda mais a perda de água em São Bernardo e Ribeirão Pires em 2008. “Em São Bernardo almejamos reduzir mais 15% e, em Ribeirão Pires 10%. A meta para Rio Grande da Serra é manter o índice, que está com um padrão de excelência”, completou Souza.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;