Economia Titulo Indicador
Mercado imobiliário da
região retoma valorização

Índice Fipezap aponta alta de 1,43% em
apartamentos de São Bernardo em agosto

Por Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
03/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Passada a Copa do Mundo, o interesse da região por imóveis prontos aumentou. Para ilustrar esse aquecimento na demanda, os apartamentos anunciados de São Bernardo valorizaram 1,43% em agosto, contra 0,66% em julho, maior percentual desde outubro de 2012, quando o registro foi de alta de 1,44%. Santo André seguiu o mesmo caminho e apresentou valorização de 1,31% no mês passado, maior resultado desde maio de 2013, quando os imóveis prontos tiveram incremento médio de 1,40%. Em julho, o índice chegou a 0,41%. São Caetano, um pouco mais tímido, registrou aumento de 0,70%, maior patamar desde fevereiro (0,79%), e aceleração sobre julho de 0,18 ponto percentual.

Os dados são da pesquisa Índice FipeZap de imóveis anunciados. O indicador, desenvolvido pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), leva em consideração os anúncios de apartamentos prontos no site Zap Imóveis. A maior parte deles é de usados. Entram na conta as unidades finalizadas pelas construtoras que ainda não foram habitadas.

“Não sei se é reflexo do fim da Copa realmente, mas agosto foi o melhor mês de todo o ano na região”, garantiu o diretor da regional do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção) no Grande ABC, Sérgio Ferreira dos Santos. Ele acredita que os resultados serão ainda melhores após a eleição, que deve também tirar um pouco o foco dos imóveis.

O delegado do Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo) para a região, Alvarino Lemes, também acredita que o mercado vai engrenar após o processo eleitoral.

Porém, o economista da Fipe Bruno Oliva destacou que o resultado de agosto pode ter sofrido influência sazonal ou de uma construtora. “É importante avaliar no longo prazo.” As três cidades da região citadas na pesquisa tiveram valorização em 12 meses até agosto entre 8,23% e 10,02%. O recorte nacional aponta 9,86%.


Vendas de imóveis usados recuam 75% em abril

Apesar da percepção de que o mercado imobiliário de imóveis prontos voltou a engrenar, a última pesquisa publicada pelo Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo), nesta semana, mas referente a abril, mostrou que naquele mês o mercado secundário – de usados – teve resultado bem pior do que no primeiro trimestre. As imobiliárias atingiram 43 comercializações, 75% menos que em abril de 2013 (174). No primeiro trimestre, o recuo foi de 45%, de 490 unidades para 267.

O recorte apresentado pelo Creci-SP é o acumulado das imobiliárias associadas de Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema junto com Guarulhos e Osasco, cerca de 20% do total dos municípios.

Para o delegado para a região do Creci-SP, Alvarino Lemes, em abril ainda havia influência do Carnaval e o segmento já sentia os efeitos da Copa do Mundo. Ele destacou que até o mês passado não houve alteração positiva nas vendas de usados.

Mas a previsão do delegado regional do Creci-SP é otimista. Ele destacou que o cenário econômico em desaceleração não tem prejudicado tanto o mercado, tendo em vista que as vendas continuam, mesmo que em baixo ritmo. Ainda segundo o levantamento, foram realizados 343 contratos de locações residenciais em abril, também com registro de queda anual, de 29%.   




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;